Assentados residentes do assentamento Carlos Roberto Soares de Melo em Sonora, procuraram a nossa reportagem para informar que um equipamento doado ao município em abril do ano passado, esta atolado e encoberto por lama a quase 30 dias e que até agora nada foi feito para retirar o maquinário que pesa cerca de 12toneladas. De acordo com as informações, a escavadeira hidráulica Doosan, modelo DX 12 LC, foi realizar um serviço na parte baixa e atolou, deixando quase submersa as partes mecânicas e hidráulicas.
Alguns assentados informaram que o custo da hora de uma maquina como esta é em torno de R$ 12, mas como ela foi doada para município, o custo médio deve chegar em torno de R$ 40, somando mão de obra com funcionário e óleo diesel. O equipamento foi entregue ao município na gestão do ex-prefeito Zelir Antonio Maggioni, o Mano pelo Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, para a melhoria e para o desenvolvimento da aquicultura familiar do município, mas de acordo com normas estabelecidas pelo ministério, se o equipamento ficar inutilizado poderá ser encaminhado para outra cidade que precise do equipamentos para implantação de tanques para criação de peixes.
Danos ao patrimônio
Fotos da máquina foram mostradas para alguns técnicos e informaram que, como o equipamento ficou quase submerso, entrando água e lama nas partes elétricas e mecânicas, pode ter causado grandes danos a escavadeira. O secretário de obras informou ainda que irá esperar a temporada de chuva parar, para poder tentar retirar o maquinário, retirando a lama das laterais e utilizando a própria força da concha da escavadeira para levantar e retirá-la. (Idest)