Chapadão do Sul/MS

Jibóia capturada nos altos da Avenida Onze foi libertada na margem do rio Aporé

Uma serpente da espécie jibóia (Boa constrictor) com cerca de dois metros de comprimento foi encontrada por moradores do Bairro Planalto na região de densa vegetação conhecida por ?Altos da Avenida Onze?, nas imediações do CCAA. O animal estava bastante agressivo e dava botes com mais de um metro. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi até o local, capturou o animal e fez a reintrodução no ambiente natural. O local escolhido foi a mata existente na margem do rio Aporé, na divisa com Chapadão do Céu (Goiás). A cobra não é peçonhenta (da Família Boidae), mas tem uma mordida muito dolorosa.

Segundo fontes do Corpo de Bombeiros a área dos altos da Avenida Onze é habitada por várias espécies de cobras peçonhentas. Caminhadas pelo local não são recomendadas. Já a saliva da Jibóia contém componentes digestivos agressivos á pele humana, causando riscos de infecções no local. é uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1ºhora para percorrer uma distância de 500 metros. Apesar de várias lendas citarem jibóias imensas, essa espécie geralmente não ultrapassa os 4 metros de comprimento. Seu peso pode atingir os 40 quilos.

Essa serpente habita as Américas do Sul e Central, principalmente na Floresta Amazônica e nas florestas da Costa Rica. Nessas regiões existem por volta de 1º subespécies de jibóia. No Brasil é encontrada, além de na Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues. As jibóias são carnívoras, em seu cardápio encontram-se aves e roedores de pequeno ou médio porte, lagartos grandes, outras serpentes e mamíferos de pequeno porte.

Têm hábitos noturnos, mas eventualmente agem durante o dia. Como não possui peçonha (presa que inocula o veneno), a jibóia mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vitíma contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Costuma engolir sua presa pela cabeça. Quando a presa é grande, a jibóia pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses.

As jibóias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves, que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos das árvores. A jibóia é vivípara, segundo alguns autores, pois ao contrário do que ocorre com as demais serpentes (ovíparas), os filhotes da jibóia, ao nascerem já estão completamente constituídos. Para outros autores, as jibóias são mesmo ovíparas, pois ainda que dentro do corpo da fêmea, existe um período de incubação durante a gestação.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também