Costa Rica passou a ser um dos municípios de maior trânsito na Governadoria e estará sempre entre os contemplados com obras de infraestrutura e serviços nos próximos quatro anos. Foi a cidade onde o governador eleito Eduardo Riedel obteve um dos maiores índices de votos nos dois turnos da última eleição sob a coordenação direta do prefeito Cleverson dos Santos. O ano novo nem começou ainda e a cidade já ganhou viaturas novas para a Polícia Militar, entregues pelo governador Reinaldo Azambuja em Campo Grande. O prefeito foi acompanhado pelo comandante da PM, Major Adrian Giovanny Leguizamon da Costa.
Já em encontro regional – em Coxim – Azambuja destacou que o MS tem atualmente o maior investimento per capita do país, com R$ 467 por habitante. “São Paulo, por exemplo, considerada a locomotiva do país, investe R$ 112 por habitante. Nós investimos três vezes mais o imposto que você paga”, detalhou, durante entrega de viaturas ao 5º Batalhão de Polícia Militar, em Coxim. Para o ano de 2023 a perspectiva é que o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) tenha 26% do orçamento para investimentos. Em 2015, eram usados apenas 2% do orçamento. “São recursos para uso direto em educação, segurança, parcerias”, disse.

Na ocasião, o titular da SejuspMS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), Antônio Carlos Videira destacou durante agenda de entrega do 5º Batalhão da Polícia Militar de Coxim que a polícia do Estado usa as melhores armas e fardamentos do mundo. “Foram 2.674 viaturas em 8 anos. Coletes à prova de balas novos. Quando eu assumi como delegado, recebi um colete vencido há mais de seis anos. É claro que é melhor que não ter, mas hoje compramos novos para todos. Melhor efetivo, contratações, armas de primeiro mundo e fardamento nível dos Estados Unidos”, disse.
Já Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou que entrega o Estado como o 4º mais seguro do país. “Em 2015, era apenas o 15º. Tivemos uma mudança conceitual feita com investimento, equipe que se destacou com trabalho e bons policiais que se dedicaram”. O governador também listou a compra de mais de 6 mil pistolas Glocks, fuzis e metralhadoras, além de helicópteros e aviões.
