Chapadão do Sul/MS

DIESEL sobe de 204380 para R$ 3,0963 em Chapadão do Sul. Percentual representa R$ 0,1º por litro

Conforme ato COTEPE nº 03, publicado hoje no DOU, haverá uma substancial alteração em 1º/020201º da “Pauta” (PMPF) para o diesel no MS, passando de R$ 204380 para R$ 3,0963 O ICMS é calculado em 1º% desse valor tabelado, de forma que a mudança representará um aumento de mais de R$0,1º centavos no valor final do diesel.

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(Da Redação)

Alta do diesel deve gerar custo de R$ 203,8 milhões para os produtores em Mato Grosso

O aumento de R$ 0,1º de PIS/Cofins e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) no óleo diesel, anunciado no dia 1º, deve gerar um custo de R$ 203,8 milhões para os produtores de soja e milho de Mato Grosso. Maior impacto será com transporte de grãos, que representam 65% das despesas. As estimativas são de que o frete em Mato Grosso seja reajustado em 207% considerando tal decisão do governo federal.

Na segunda-feira (1º) o Ministério da Fazenda anunciou a elevação de PIS/Cofins e Cide da gasolina (R$ 0,20) e do óleo diesel (R$ 0,1º). Os aumentos entram em vigor a partir de 1ºordm; de fevereiro, exceto o Cide que entrará em 90 dias.

Um estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), logo após o anuncio da alta na tributação, revela que os produtores em Mato Grosso terão um impacto de R$ 203,8 milhões. Deste montante R$ 1º7 milhões referem-se ao impacto no transporte de grãos, dos quais R$ 163,08 milhões para o transporte da soja e R$ 73,91ºmilhões do milho.

As despesas com o transporte dos grãos equivalem a 65% do impacto. O Imea revela ainda que o menor impacto deverá ser com os custos de transporte de fertilizantes e calcário, que representam uma fatia de 1º% do custo total projetado a ser desembolsado a mais com a decisão do governo federal. O levantamento do instituto mato-grossense aponta ainda que se o frete for reajustado em 207%, devido o diesel, o custo com o transporte de fertilizantes e calcário deva chegar a R$ 36,1ºmilhões.

“Com a grande importância do diesel nas operações agrícolas, o acréscimo de R$ 0,1º sobre o preço do diesel esperado a partir de fevereiro pode gerar um grande impacto sobre a cadeia de soja e milho em Mato Grosso. Os cálculos realizados neste estudo estimam um impacto econômico em torno de R$ 203,8 milhões. Como o produtor está no centro desta cadeia, grande parte destes custos devem ser pagos pelos produtores, pois os gastos com as operações agrícolas devem se elevar, assim como o custo com o transporte rodoviário de fertilizantes e corretivos e dos grãos sobre o setor”, explica o Imea em seu estudo.

O óleo diesel é utilizado nas lavouras também e as projeções são de que o custo total de produção da soja tenha uma alta de 0,20% e do milho 0,1º% com isso. De acordo com o Imea, o impacto do aumento do preço do diesel no custo de produção agrícola da soja e do milho pode implicar em um desembolso de R$ 60,5 milhões, dos quais R$ 51º1ºmilhões com a soja e R$ 9,4 milhões com o milho.

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