Na última sessão da Câmara Municipal, a vereadora Tânia Francini fez um relatório sobre o trabalho na última semana. A parlamentar participou da Conferência intermunicipal de Meio Ambiente entre Chapadão do Sul e Costa Rica, que aconteceu no dia 03, na Fachasul, onde foi eleita delegada, juntamente com a vereadora Rosemari Cruz, para representar o município na Conferência Estadual. Esteve presente em reunião na Câmara para prestação de contas das ações culturais organizadas no primeiro semestre deste ano e as atividades que o município pretende organizar para os próximos seis meses, inclusive um festival de música.
Francini falou sobre a intensa movimentação com os órgãos de segurança para a realização de uma força tarefa contra a criminalidade e o tráfico de drogas. Comentou reunião, junto com a vereadora Rosemari e o Secretário de Obras, com representante e funcionários da empresa Podium, responsável pela limpeza urbana, ?ouvindo suas reivindicações e suas colocações, onde nós tentamos chegar em um bom censo sobre a questão salarial. Na Câmara, durante reunião das comissões, a representante da empresa nos apresentou o plano de trabalho da de limpeza pública?.
Tânia participou de reunião com o presidente da ASPUMCS, Tarcísio José Agnes que reforçou pedido de apoio dos vereadores, com devolução de duodécimo para a construção de piscina da associação dos funcionários públicos. ?Esta casa vai estudar?.
A vereadora falou sobre reunião com os fiscais do setor de obras e posturas sobre projetos de lei que cria o plano de cargos e que regulamenta o adicional de produtividade, e os vetos do prefeito sobre alguns artigos. ?Foi feita uma nova reunião com todas as partes interessadas para que gente pudesse chegar a um bom censo, em que fique justo a questão salarial dos fiscais, mas também a parte de oneração dos cofres públicos?.
Está empenhada também na criação de agência pública de emprego. Segundo ela, o município tem uma agência privada, contudo muitas pessoas não tem condições de pagar a taxa exigida e a Secretaria de Assistência Social poderia criar um agenciamento de emprego para oferta e procura.
Também foi realizada uma reunião com comerciantes, representantes da Associação Comercial, que solicitaram um projeto de lei que regulamente a atividade econômica dos vendedores ambulantes. ?Eles não querem que os vendedores deixem de estar em nosso município vendendo seus produtos, mas que seja feita de uma forma regulamentada e que não prejudique os comerciantes?.
Tânia teve uma reunião com o Secretário de Obras, Ilton Henrichsen para discussão de diversos assuntos, entre eles o itinerário dos ônibus das empresas que conduzem funcionários para as usinas. Fez cobrança sobre as faixas de trânsito e placas de sinalização na cidade.
Outra preocupação e com a atual situação das escolas e, por conta disso, teve reunião com a Secretária adjunta de Educação discutindo como poderia ser feita as reformas nas escolas. ?Ela me deu várias explicações, inclusive sobre depósitos do Fundeb e os recurso que estão aplicados e que seria utilizado para reforma, principalmente dos CEI?s, e reforma pontual nas escolas municipais?. Nesta mesma reunião, a vereadora discutiu a realização de cursos de formação para os profissionais da educação e horários mais flexíveis para o curso Brasil Alfabetizado. (Assessoria da Câmara)



