Chapadão do Sul/MS

PIONEIROS DA EDUCAÇÃO em Chapadão do Sul (Ana Maria Laurindo Lorenzon)


Ana Maria Laurindo Lorenzon iniciou no magistério no ano de 1º75, com apenas 1º anos, no distrito de Ipezal, município de Dourados, no ano seguinte foi transferida para o Distrito de Itahum onde permaneceu por três anos e concluiu o curso de Estudos Sociais com formação em Geografia e História pela Universidade Federal de Mato Grosso (Centro Pedagógico de Dourados).

Em 1º79 casou-se e mudou para Chapadão dos Gaúchos e logo foi convidada para lecionar na Escola Estadual Chapadão dos Gaúchos . Casada com Siano Lorenzon, teve quatro filhos, uma formada em administração e outra em agronomia e dois netos. A sua história acompanha a evolução da educação em Chapadão do Sul. Dedicou dezoito anos de trabalho a Escola, hoje Augusto Krug Netto, onde inclusive foi diretora e nesse período fez Pedagogia pela Universidade de Fatima do Sul.

Por dois anos fez inspeção municipal e foi responsável pela autorização e reconhecimento da Escola Cecilia Meirelles e APAE. A partir da criação da Escola Jorge Amado dedicou-se a educação desta unidade, iniciou o curso de filosofia, porém abandonou, pois foi lecionar na Escola CEM Aroeira, onde permaneceu por 4 anos e aproveitou para dedicar-se a especialização em Educação do Campo, concluiu o curso com a elaboração do Antrópico Sócio Econômico do Assentamento Aroeira e participou com este, do simpósio Nacional de Educação realizado em Dourados além de outros projetos sobre meio ambiente.

Entre os seus trabalhos realizados esta: o livro Os Pioneiros que conta a história dos colonizadores e a evolução política de Chapadão do Sul, o livro de Estudos Sociais sobre a história e geografia do município, o qual não encontrou apoio financeiro para sua publicação; elaborou o Antrópico Sócio econômico de Chapadão do Sul e de Costa Rica para a implantação de duas usinas Hidrelétricas e criou em parceria coma professora Irani Ribeiro Liber, o Hino de Chapadão do Sul. Hoje após 38 anos dedicados a Educação, aposentou-se, porém continua atuando na educação de jovens e adultos na Escola Jorge Amado.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também