Médicos estrangeiros recrutados no programa que o Ministério da Saúde lançou no dia 1º começam a trabalhar em setembro nos municípios brasileiros. Os profissionais selecionados no edital de chamamento deverão desembarcar no País em agosto e serão encaminhados para o processo de capacitação, com duração prevista de três semanas. Chapadão já tem um médico cubano que está tendo boa aceitação da comunidade.
O médico cubano Omar Morejon chegou em Chapadão do Sul em 201ºe já superou a desconfiança natural da comunidade sobre sua capacidade profissional. Ele não está entre os recrutados pelo governo federal no programa, mas também é estrangeiro e tornou-se excelente reforço no quadro clínico do Hospital Municipal do município.
O projeto federal prevê que, na primeira etapa de agosto, serão convocados profissionais procedentes da Espanha e de Portugal. Na segunda fase, programada para outubro, começam a chegar profissionais procedentes de Cuba. Na terceira fase, inicialmente prevista para novembro, viriam médicos de outros países.
A estimativa é de que, neste ano, cheguem 4 mil profissionais estrangeiros para trabalhar nos serviços públicos de saúde municipais. Em três anos, o governo prevê que 1º mil médicos formados no exterior cheguem ao País. (O Estado de S. Paulo e redação).