Chapadão do Sul/MS

INTERNAUTA: Dicas Bike Fan para proteger sua bicicleta contra furtos em Chapadão do Sul

[email protected]

Como estacionar a bicicleta em local seguro O que nunca pode acontecer é deixar a bicicleta largada em qualquer lugar. Aí, até por uma simples molecagem, sua bicicleta pode desaparecer. é importante levar em consideração alguns detalhes: em que local a bicicleta ficará estacionada; no que a bicicleta ficará presa; e como a trava, corrente ou cadeado será passado pela bicicleta. Há localidades onde a calma impera, e colocar qualquer tipo de trava é considerado uma ofensa para os locais. Mas, em áreas de risco é necessário muito mais que uma simples corrente guia (coleira) para cachorro (sim, há quem use coleira de cachorro!) ou uma destas correntes de elos finos fechadas por um pequeno cadeado. Até uma criança estoura uma moleza destas – literalmente. Há vários níveis de qualidade e de resistência para travas, correntes e cadeados. A qualidade e a resistência devem ser condizentes com a cidade, local ou área onde você vai parar sua bicicleta.

Num local público, com segurança por perto, uma boa trava pode bastar. Já em cidades como Nova Iorque ou Amsterdan roubo é problema sério e para estes lugares foi criado uma categoria especial de travas – as ‘U-lock classe new yorker’ que dão até garantia contra arrombamentos. O mais importante de tudo é que a possibilidade de roubo nunca deve se transformar num empecilho, para que você viva os bons momentos. Lembre-se que, infelizmente, roubos acontecem, mas podem ser evitados. Com um pouco de cuidado, e evitando neuroses, nada de mal acontecerá. básico 1º procurar saber o índice de risco da área onde a bicicleta será deixada; 20 prender a bicicleta em local onde ela esteja visível ou tenha segurança confiável; 3. usar trava, cadeado ou corrente de qualidade, resistentes a cortes ou torções; 4. travar no mínimo a roda dianteira e quadro juntos; 5. de preferência, passar a trava pela roda dianteira, quadro e roda traseira; 6. retirar partes que soltam fácil: selim com blocagem, ciclocomputador, lanterna, farol….

Como travar • quanto menos folga o cabo, a corrente ou a trava tiver é melhor, porque menor será a possibilidade de encaixe de uma ferramenta de corte ou alavancas; • posicione a trava ou corrente de forma que ela ajude a manter a bicicleta na posição que você prendeu – quanto menos a bicicleta se movimentar, melhor; • coloque o ponto onde fica a chave numa posição incômoda de trabalhar; • se não conseguir travar todas as partes que soltam com facilidade, trave a roda traseira e o quadro juntos, e leve o selim e roda dianteira consigo. tipos de travas ou cadeados •

Normal – encontrados em qualquer casa de ferragens ou bicicletaria comum, criam alguma dificuldade para roubos. Normalmente são feitos com cabo de aço trançado plastificado e a cabeça em alumínio fundido (poroso). Alguns têm trava por segredo, ou pequenas chaves. • reforçado – geralmente encontrado em bicicletarias ou lojas de moto especializadas. São bem difíceis de serem cortadas ou abertas.

Não são muito pesadas; relativamente fáceis de transportar; • ‘new yorker’ – é uma categoria de travas, correntes e cadeados, especiais para bicicletas que recebem este nome porque foram criados para cidades com graves problemas de roubo (nome em homenagem a Nova Iorque, um dos locais com maior e mais sofisticado índice de roubo de bicicletas no mundo). Geralmente são extremamente resistentes a cortes, e só alguém altamente especializado consegue abri-los. A desvantagem é que normalmente são muito pesados e de difícil transporte. Há alguns modelos especiais para moto que podem servir bem para bicicletas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também