Chapadão do Sul/MS

POLÍCIAS Militar e Civil apreendem armas, muita munição, carregadores e prende homem por receptação em Chapadão do Sul

Ação policial poderá resultar na elucidação de homicídios e outros crimes recentes na cidade

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq.

          As polícias Militar e Civil de Chapadão do Sul realizaram uma importante operação conjunta para cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão determinado pelo Poder Judiciário em endereços de suspeitos de ações criminosas na cidade. Um homem de 30 anos foi preso em flagrante pelo crime de Posse Ilegal de Arma de Fogo de uso Restrito e Receptação. Também foram apreendidas duas armas de fogo, uma pistola calibre 9mm e um revólver calibre 357 (ambas de uso restrito) e diversas munições.

A Polícia Civil vai solicitar perícias nas armas para verificar se  já foram usadas em outros crimes como em homicídios recentes entre membros de facções criminosas na disputa por territórios. Esta metodologia científica resultou no esclarecimentos de dois homicídios recente em Chapadão do Sul.  Uma das armas tinha sido furtada no município e recuperada nesta operação das duas forças de segurança.

A ação policial teve grande importância para a segurança pública da cidade, eleva o nível de tranquilidade, tira armas de circulação entre bandidos e munições. O material apreendido (armas)  passará por exame de microcomparação balística. Durante ocorrências envolvendo crimes de morte em 2023 as armas foram periciadas pelo IALF (Instituto de Análise Laboratorial Forense). Uma delas estava com um homem morto em confronto com a polícia.

Através de um microscópio são analisadas as ranhuras do metal do cano da arma com o projétil durante o disparo. A perícia técnica tem sido uma importante aliada da polícia na elucidação de crimes ocorridos em Chapadão do Sul. Impressões digitais também são usadas para ajudar nas investigações e apontar autores de furtos e roubos.

Num dos casos  a arma de um dos autores foi usada na prática de um homicídio numa madrugada. No dia seguinte a pistola foi apreendida numa ação policial. A perícia colocou o autor na cena do crime. A análise balística desempenha um papel crucial na investigação criminal, pois permite identificar e associar uma arma de fogo a um determinado crime. Utilizando técnicas avançadas, os peritos balísticos podem analisar as características únicas das armas, como marcas de raiamento, calibre e características do projétil.

MATÉRIA relacionada no link abaixo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também