Chapadão do Sul/MS

VACINAÇÃO neste sábado contra Covid-19 e Influenza será para todas as idades. Crianças de 5 a 11 anos também serão imunizadas

     Sábado (15) será “Dia de Vacinação” em Chapadão do Sul. A Secretaria de Saúde preparou uma grande campanha de imunização na ESF Flamboyant contra a Covid-19 e Influenza, das 7 às 17 horas.  Podem receber a primeira dose do imunizante qualquer adolescente de 12 a 17 anos e adultos acima de 18 anos. A segunda também está disponível para quem recebeu a primeira de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, mesmo que esteja em atraso.

Já a terceira dose é aplicada para qualquer pessoa acima de 18 que tenha recebido a segunda dose há 4 meses. A dose de reforço de Janssen também está disponível.  A novidade neste sábado, é o começo da vacinação infantil para crianças de 05 a 11 anos com deficiência permanente ou morbidades, com vacina especial da Pfizer para este público.

Vacine-se

A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses e a dose de reforço. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus. 

Se você se lembrou da data de retorno ou mudou de ideia sobre a importância da nova dose e perdeu o prazo, vale o dito popular “antes tarde do que nunca”. Mesmo fora do prazo, é absolutamente relevante concluir o esquema vacinal. Completar esse esquema não quer dizer reiniciar a contagem e tomar a primeira dose do imunizante novamente. Basta tomar a segunda dose e seguir a vida, tomando os cuidados necessários até que a vacina chegue no braço de todos. 

Vacinas salvam vidas!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também