Chapadão do Sul/MS

SUPERANDO DESAFIOS – Manutenção das aulas se mostrou decisão acertada. “Pandemia não pode interromper a vida escolar das crianças” destacou Krug

Após 130 dias e com média de mais de 2 mil alunos por dia, final do primeiro semestre apontou resultados positivos nas aulas presenciais

         Às vezes é necessário tomar decisões que no momento parecem na contramão  da história. No ano de 2020 a humanidade se viu diante do mesmo problema sanitário e precisou achar soluções diferentes para superar a pandemia, de acordo com a necessidade de cada cidade no mundo. Na manhã de hoje a assessoria de comunicação da prefeitura postou um balanço positivo da volta às aulas, uma decisão pessoal do prefeito João Carlos Krug que se mostrou acertada após ouvir técnicos da saúde e da secretaria Municipal de Educação.  

Chapadão do Sul foi pioneiro no estado do Mato Grosso do Sul com o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Ensino. Após mais de 130 dias com aulas, com uma média de aproximadamente dois mil alunos/dia, tendo picos de até 2,3 mil presencias, o número de casos de contágios do covid-19 foi de cerca de 20, sem nenhuma internação.

Houve um grande empenho e soma de esforços  de todos os colabores da Rede Municipal de Ensino diante da manutenção dos protocolos de biossegurança contra o Covid-19 e acompanhamento regularmente todos os alunos.  Chapadão do Sul pode oferecer o serviço de  educação de qualidade, visando uma boa saúde mental das crianças – que após um ano – voltaram a ter o convívio com outras pessoas da mesma faixa etária, fundamental para o desenvolvimento delas.  

Sobre o assunto o secretário de Educação, Guerino Perius, destacou que o município conseguiu garantir o direito a educação com uma abertura segura das escolas municipais. “A volta das aulas presenciais se justificou pela importância da educação escolar no desenvolvimento intelectual, social e emocional das crianças, adolescentes e também das suas famílias”, ressalta.

Outro resultado importante em Chapadão do Sul, com o retorno das aulas na Rede Municipal foi que os pais e responsáveis dos alunos puderam trabalhar tranquilamente sabendo que seus filhos estavam em um local de aprendizado e com segurança.  

Já João Carlos Krug parabenizou a comunidade escolar que compreendeu a importância do retorno das aulas presenciais e seguiram à risca o protocolo de biossegurança contra o Covid-19. “Fico feliz em saber que a nossa decisão foi bem aceita pela comunidade e que todos fizeram a sua parte para que essa retomada da educação atingisse os resultados propostos lá em fevereiro. Temos crianças e adolescentes aprendendo, convivendo e felizes onde estão. Parabéns a todos”, finalizou o prefeito.  

O recesso começa no dia 3 de julho e seguirá até o dia o dia 18, quando as crianças e adolescentes retornam à sala de aula e concluem o ano letivo.  

Aula presencial é opcional 

A Aula presencial na Rede Municipal de Ensino de Chapadão do Sul sempre foi opcional, cabendo aos pais e responsáveis decidirem se enviam seus filhos à escola ou se continuariam no sistema de aprendizado remoto. As aulas também foram ministradas respeitando o limite de 50% da capacidade máxima e com distanciamento social dentro da sala de aula.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também