Chapadão do Sul/MS

FEMINICÍDIO – Prefeitura faz campanha de conscientização em Chapadão do Sul. Duas mulheres foram assassinadas nos últimos dois anos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, iniciou no dia primeiro de junho, as ações referentes à “Semana de Combate ao Feminicídio”. Duas mulheres foram assassinadas  em Chapadão do Sul nos últimos dois anos. O último crime aconteceu em junho do ano passado quando um homem chamado Veronil matou a esposa Aldeni Clara da Silva (32) com 24 facadas e feriu a sogra que morreu alguns meses depois em função de uma parada cardíaca.   

Em março de 2019 Reinaldo Felisbino de Souza matou a companheira, Neuricleia Martins da Silva. Esta foi o primeiro crime de Feminicídio em Chapadão do Sul. Depois destas duas mortes muitas mulheres foram espancadas, torturadas  e perseguidas em Chapadão do Sul. Este tipo de ocorrência é corriqueira no município, mostrando a fragilidade delas em relação à Violência Doméstica.  

Durante os dias 01 a 08 de junho estão sendo realizadas ações com objetivo de discutir o feminicídio como a maior violação de direitos humanos das mulheres. E, tempos de pandemia, os eventos serão virtuais: lives, panfletagens e rodas de conversas, seminários abordando o tema, divulgando os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência

A campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva à morte violenta, mas que pode ser evitável. E, ao informar e orientar as mulheres sobre seus direitos, serviços de acolhimento e medidas protetivas, o ciclo de violência pode ser rompido e vidas podem ser salvas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também