Chapadão do Sul/MS

FAMÍLIAS de baixa renda terão contas de água pagas pela prefeitura. Consumo não poderá exceder a 10 m³ de água/mês

       Famílias de baixa renda que – muitas vezes – não conseguem pagar a conta de água terão o débito saldado pela prefeitura em Chapadão do Sul. A informação foi confirmada durante entrevista coletiva na tarde de ontem pelo prefeito João Carlos Krug e a secretária de Assistência Social Maria das Dores Zocal Krug. A iniciativa foi transformada em projeto de lei e enviado à Câmara de Vereadores com protocolo de Regime de Urgência para votação.  O benefício tem um cunho social, mas os interessados devem preencher alguns pré-requisitos como a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) que permite saber quem são e como vivem as famílias de baixa no município. A secretária de Governo (Agnes Miller) e o de Fianças (Itamar Mariani) acompanharam a reunião.

Os interessados precisam consumir até 10 m³ de água/mês e terem renda de dois salários mínimos. O Projeto prevê um parceria com a Sanesul que passaria as informações dos consumidores cadastrados no  CadÚnico. Segundo Krug o benefício deverá começar em janeiro de 2022. A iniciativa também tem relação com a microeconomia nos bairros porque a média de R$ 150,00 economizados poderão ser convertidos na compra de gêneros básicos em estabelecimentos comerciais nos bairros.

A princípio serão cerca de duas mil famílias  beneficiadas neste projeto.   Na prática a Secretaria de Assistência Social já ajuda estas famílias em situação de vulnerabilidade com gasto mensal estimado em R$ 60 mil. Quando a ajuda é pedida a água geralmente já está cortada com pelo menos duas contas atrasadas. A proposta do Poder Executivo dará a tranquilidade do pagamento dentro dos parâmetros estabelecidos. Caberá aos contemplados economizar, consumir somente o necessário e verificar a existência de vazamentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também