Chapadão do Sul/MS

DOMINGO de pôr de sol na Avenida Trinta e Três em Chapadão do Sul. Apesar da tristeza do mundo ele está lá, basta notá-lo

       É sempre bom começar a semana com algum fato positivo. A foto do pôr do sol feita pela internauta Lenir Perinelli é uma “injeção de ânimo em nossas almas” em meio à tanta desgraça, tragédias humanas  inimagináveis que estão assolando o Brasil e o mundo como a Covid-19 e o meio milhão de mortos alcançados nos últimos dias. Apesar deste baixo astral que nos afeta algumas pessoas como Lenir Pertinelli conseguem ver um “outro mundo”, a beleza que todos os dias está  a nossa disposição, diminui a melancolia mas nem todos tem “tempo para curtir”

Sites especializados  destacam várias informações sobre o sol. Algumas são milenares e misteriosas. Outras modernas e recomendáveis.

2. Diminuir o risco de depressão

A exposição ao sol aumenta a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria.

Além disso, a luz solar estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, que é importante para o bom humor.

3. Melhorar a qualidade do sono

A luz do sol ajuda a regular o ciclo do sono, que é quando o corpo compreende que está na hora de dormir ou de ficar acordado, e evita episódios de insônia ou dificuldade para pegar no sono à noite.

4. Proteger contra infecções

A exposição ao sol moderada e nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando o aparecimento de infecção, mas também combatendo as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica.

5. Proteger contra radiação perigosa

Tomar sol, moderadamente, estimula a produção de melanina, que é o hormônio que dá o tom mais escuro à pele, impede a absorção de mais raios UVB, protegendo naturalmente o corpo contra os efeitos tóxicos de alguma da radiação solar.

Cuidados ao tomar sol

Para obter estes benefícios, não se deve tomar sol exageradamente, pois em excesso, o sol pode trazer consequências prejudiciais para a saúde, como insolação, desidratação ou câncer de pele. Além disso, para diminuir os riscos da exposição aos raios UV do sol, é recomendado o uso de protetor solar, no mínimo FPS 15, cerca de 15 a 30 minutos antes, e repor a cada 2h.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também