Chapadão do Sul/MS

CERCA de 8,5 mil pessoas estão com  2ª e 3ª Doses atrasados em Chapadão do Sul. Há centenas de casos de recusa do imunizante

A Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica alerta à população sul-chapadense que 6.389 pessoas estão atrasadas com a segunda dose da vacinação contra a Covid-19. É importante ressaltar que a imunização é efetiva caso o cidadão receber o sistema vacinal completo com as duas doses.  Deste total o maior grupo que ainda não recebeu a segunda dose estão na faixa etária de 30 a 39 anos (2.396), representando 37,5% daqueles em atraso.

Confira quando deve-se receber a segunda dose de cada imunizante:

Coronavac/Butantan: 14 dias após a 1ª Dose

Pfizer: 21 dias após a 1ª Dose

Astrazeneca/FioCruz: 2 meses após a 1ª Dose

Janssen: 4 meses após a 1ª Dose (Município está aguardando novo lote de Janssen)  

A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo coronavírus (novas variantes) do que aquela que recebeu as duas e o reforço. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.   

Se você se lembrou da data de retorno ou mudou de ideia sobre a importância da nova dose e perdeu o prazo, vale o dito popular “antes tarde do que nunca”. Mesmo fora do prazo, é absolutamente relevante concluir o esquema vacinal. Completar esse esquema não quer dizer reiniciar a contagem e tomar a primeira dose do imunizante novamente. Basta tomar a segunda dose e seguir a vida, tomando os cuidados necessários até que a vacina chegue no braço de todos.   

Dose de Reforço

Outro número preocupante revelado pela Vigilância Epidemiológica são as pessoas que já estão aptas a receber a 3ª dose dos imunizantes e ainda não procuraram a Unidade de Saúde para receber a dose de reforço.

Neste caso, são 2.130 pessoas aptas a receber a terceira dose, sendo o maior grupo de pendentes com 60 anos ou mais: 789 pessoas, representando 37%.

Para a dose de reforço pode receber quem:

Tem mais de 18 anos e recebeu a 2ª dose há mais de 4 meses, independentemente do laboratório;

Imunossuprimidos que receberam a 2ª doses há mais de 28 dias, independentemente do imunizante.

Vacinação

Nesta semana, a vacinação ocorre cada dia em um ESF, todos com o mesmo horário: das 7h às 11 e das 13h às 17h.

Segunda-Feira, 22: ESF Saúde Lar

Terça-Feira, 23: ESF Planalto

Quarta-Feira, 24: ESF Central

Quinta-Feira, 25: ESF Flamboyant

Sexta-Feira, 26: ESF Sibipiruna

Faça a sua parte. Vacinas salvam vidas. Mais informações podem ser solicitadas através do telefone (67) 3562-6616.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também