Chapadão do Sul/MS

OUTRO Olhar – Professora Almira destaca desafios de inclusão de pessoas com deficiência. Seu trabalho tem reconhecimento regional

Desde sua posse, a vereadora Professora Almira tem conseguido chamar a atenção da sociedade sul-chapadense sobre os desafios das Pessoas com Deficiência. Esta pauta ganhou destaque em várias entidades e nos órgãos públicos. Precisa avançar muito ainda, mas os primeiros passos foram dados pela parlamentar.  Seu trabalho ultrapassou os limites de Chapadão do Sul para ganhar reconhecimento regional. Recebeu convite para palestrar na Câmara de Costa Rica com o tema “Inclusão Educacional de Pessoas Deficiência”  

“Tudo é muito novo para nós”!

No Brasil, em sua extensa população, pelo menos 25% das pessoas apresentam alguma deficiência. Esse vasto e expressivo número indica o tanto é preciso se preocupar com esse tema para tentar diminuir cada vez mais a exclusão social, promovendo por meio de políticas públicas e sociais a inclusão em qualquer lugar que ela seja promovida.

É a partir da inclusão social que surgem as políticas de acessibilidade. Promover a inclusão social vai muito além da criação de leis e decretos. É claro que o avanço na legislação tem importância, mas só a legislação não consegue mudar muitas coisas. É preciso que o meio social esteja consciente para promover ATITUDES de inclusão. Quanto mais evidenciar e tornar público os desafios para a inclusão, mais esse assunto será pauta, na política na escola na saúede nas igrejas as empresas. E isso sim é um passo muito grande. Nós sabemos que quanto menos se falamos de algo mais rapidamente esquecemos.

Então, precisamos falar sobre a inclusão!

Inclusão e acessibilidade são questões importantes

Nós só iremos compreender acessibilidade quando falarmos de inclusão

A lei número, 13.146/2015, institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Assegurar, PROMOVER E AMPARAR em condições de igualdade o exercício dos direitos e liberdade das pessoas com deficiência e suas familias. A isso chamamos de INCLUSÃO SOCIAL.

É IMPORTANTE COMPREENDER QUE INCLUSÃO SEM ACESSIBILIDADE NÃO EXISTE!

Entendemos que acessibilidade está ligada ao espaço físico e a inclusão ao meio social como um todo! Diante do que nos assegura o estatuto da Pessoa com Deficiência (Todas as Deficiências). Entendemos que compete ao poder público, assegurar os direitos a quaisquer portadores de deficiência!

Nos espaços da Educação, Saúde, Trabalho, Lazer, Previdência Social, Amparo à Infância e a Maternidade e a Segurança Observamos que QUANDO OLHAMOS para a condição da PROBLEMÁTICA DA INCLUSÃO

OS DESAFIOS NÃO SÃO PPESSOAIS, MAS DE TODOS NÓS

São comuns a todos os municípios e eles se encontram na Acessibilidade Física

Discriminação em locais de trabalho

Acesso limitado (muito) aos serviços básicos Saúde e Educação

O envolvimento político é muito limitado às Pessoas com qualquer tipo de deficiência

A lei brasileira de inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência ) vem exatamente para a promoção da inclusão. Temos ali as medias de garantia aos acessos físicos e sociais do indivíduo deficiente e trás medidas como:

Garantia de acessibilidade nos espaços públicos e privados

Igualdade De oportunidades em todas as áreas da sociedade

EM Chapadão do Sul iniciamos uma Associação que hoje conta com o cadastramento de mais de 400 famílias.

Um Projeto da Vereadora Almira

Hoje com dois anos e meio já temos a Utilidade Pública Municipal

A Associação presta o serviço de apoio e informações de situações que envolvem as pessoas com Deficiência e suas famílias. tem uma rede de acolhimento às mães que buscam apoio informações e instrução para o cuidado com a criança. Busca parcerias público privadas para suprir algumas necessidades como, cadeiras de rodas, consultas, tratamentos e dedicação de alto custo, promove palestras com profissionais das áreas necessárias para a inclusão e orientação sobre políticas públicas de atendimento

A Associação é mantida por voluntários de muitas áreas e familiares dos usuários deste serviço.

Em novembro de 2021 entrei com um pedido de formação do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência.. No dia 25 de março o conselho tomou posse. Será um grande aliado no trabalho de oferecimento de políticas públicas e cuidados com a pessoa deficiente e suas famílias.

Em SETEMBRO DE 2022 ainda fizemos uma audiência pública para tratar de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência para tratar de Inclusão e Acessibilidade. Recebemos muitas autoridades como membros da OAB, secretário de Educação, Promotora, o Juiz e todas as famílias.

O resultado desta Audiência resultou na formação do Ceames (Centro de Apoio Educacional Especializado). Também faz capacitação para professores e profissionais de apoio e acompanhamento dos alunos deficiente em sala. Já temos o Cordão de Girassol que também tem o papel de trazer visibilidade e respeito aqueles que tem deficiências não visíveis!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também