Chapadão do Sul/MS

JUNTA MILITAR de Chapadão do Sul parabeniza Soldado Brasileiro pelo seu dia. Data é comemorada no dia 25 de agosto

       A homenagem foi coordenada por Valdir Pivatto (Secretário da Junta de Serviço Militar de Chapadão do Sul). Ele é o cidadão sul-chapadense de maior conhecimento das atividades ligadas ao Exército Brasileiro  por estar á frente da Junta desde a sua criação. A data escolhida para celebrar o Dia do Soldado (25 de Agosto) é em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias.

Nascido em 25 de agosto de 1803, foi um dos principais militares do país, sendo considerado patrono do Exército Brasileiro por meio do Decreto n° 51.429. Nasceu no dia 25 de agosto de 1803 em uma fazenda chamada São Paulo, próximo da Vila Estrela, hoje no território do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Filho de Francisco de Lima e Silva e Cândida de Oliveira Belo, ele cresceu em meio a uma ilustre família de militares, já que seu pai, tio e avô faziam parte do exército.

Em maio de 1808, Luís Alves foi alistado aos 5 anos, se tornando cadete da 1º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro. Isso não significa que ele começou a servir o exército quando criança, o título era considerado “honorífico” por ele ser filho de um oficial militar, prática bem comum na época. Assim, deu início a sua trajetória na carreira militar.  

Carreira Militar

Em 1818, entrou para a Real Academia Militar de Artilharia, Fortificação e Desenho, tornando-se tenente. Quatro anos depois, em 1822, é declarada a independência do Brasil e Luís Alves ingressa para o “Batalhão do Imperador”, unidade de infantaria criada pelo imperador Dom Pedro I e comandada pelo seu tio José Joaquim de Lima e Silva.

Com isso, ele participou no combate aos soldados portugueses que viviam em Salvador, Bahia, e que eram contra a independência do país. Após a vitória do Batalhão, Luíz Alves foi promovido a capitão. Também foi chamado para atuar na Campanha da Cisplatina, combatendo as tropas rebeldes que desejavam reivindicar a independência da Província Cisplatina. As tropas brasileiras foram derrotadas e a província conseguiu sua independência, tornando-se o país Uruguai. 

Nos anos seguintes, já promovido a marechal, recebeu uma nova missão: combater a Revolução Farroupilha, iniciada no sul do Brasil desde 1835. Mais uma vez vitorioso,  recebeu o título de Conde e o apelido de “Pacificador do Brasil”.

O militar também atuou em outros conflitos externos, tendo um papel importante principalmente na Guerra do Paraguai, onde ajudou a garantir a vitória da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai). Assim, como homenagem, recebeu o título de Duque (o título mais alto da nobreza), ficando conhecido como Duque de Caxias.   

A VOCÊ SOLDADO (Junta Militar de Chapadão do Sul

“A você, soldado, cujo modo de vida é servir incondicionalmente e em permanente estado de prontidão

A você, soldado, historicamente reconhecido por suas virtudes cívicas, éticas e morais, que Caxias soube tão bem praticar.

Soldado brasileiro, parabéns pelo seu Dia! Orgulhe-se, pois sua alma singela é, e sempre será, de têmpera forte como o aço da invicta espada de Caxias! (Valdir Pivatto)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também