Chapadão do Sul/MS

FIM DA AMBULACIOTERAPIA – Com inauguração prevista para outubro, Hemocentro de Costa Rica já realizou primeira hemodiálise   

       No último dia 18 de agosto foi realizada a primeira hemodiálise em paciente hospitalizado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Fundação Hospitalar de Costa Rica/MS. A construção de um Centro de Hemodiálise foi um compromisso de campanha assumido pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos.  Será o fim da “ambulancioterapia” massacrante dos pacientes da cidade. As distâncias também serão encurtadas aos usuários de Chapadão do Sul, Paraiso das Águas, Cassilândia, Alto Taquari (MT) e Chapadão do Céu (GO).   

O destaque desta pauta é o compromisso com a vida humana, a dignidade e – principalmente – o direto à realização de sessões de hemodiálise em Costa Rica, sem a necessidade de viajar quatro vezes por semana e percorrer centenas de quilômetros em busca de atendimento em Paranaíba, Campo Grande ou outros centros.  A “ambulancioterapia” está com os dias contados.

Centro de Hemodiálise

Os equipamentos já foram adquiridos, a contratação do médico nefrologista e das técnicas de enfermagem encaminhada. O Centro de Homodiálise de Costa Rica acabará definitivamente com as  incansáveis viagens de pacientes que percorrem cerca de 500 quilômetros (ida e volta) até Paranaíba. Costa Rica também começa a regionalizar os atendimentos médicos. A  pandemia de Covid-19 atrasou a conclusão deste projeto médico de cunho humanitário que vai melhorar sobremaneira a qualidade de vida das  pessoas que precisam viajar longas distâncias até três vezes por semana em busca deste serviço de saúde. A montagem dos equipamentos será a última etapa deste serviço até então inédito na região.   

Este projeto é marcado por muita expectativa e vem sendo acompanhado – além de Cleverson –  pelo vice-prefeito Roni Cota, do secretário municipal de Saúde Jesus Baird, de Obras Públicas, Penides Garcia, e da diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa. Trata-se de um empreendimento que valoriza quem sofre de doenças renais. Quando o prefeito e o vice levantaram esta bandeira pouca gente levou a sério o assunto e alguns setores achavam que o empreendimento seria  economicamente inviável.   

O projeto conta com espaço físico de 282,00 m² incluindo consultório médico, consultório multiprofissional, recepção-atendimento / espera / arquivo / administrativo, sala para tratamento hemodialítico com 8 poltronas, sala de tratamento hemodialitico (paciente com hepatite), sala para recuperação e procedimentos em pacientes, ambientes de apoio (posto de enfermagem, sanitários, DML, sala de utilidades, salas de reuso, sala de tratamento de água). (Redação / horadanoticia.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também