Chapadão do Sul/MS

DESTAQUE – Técnicos de Enfermagem colaram grau em Chapadão do Sul. Profissionais foram “heróis” na pandemia

Na última sexta-feira  (10/09) coloram grau acadêmicos do Curso Técnico de enfermagem do Centro Profissionalizante de Chapadão do Sul (Ceprosul). São mais 12 Técnicos em Enfermagem no mercado de trabalho no município e cidades vizinhas

Parabéns a todos os formados  

A história da enfermagem no Brasil possui marcos importantes que contribuíram para a construção da profissão como a conhecemos atualmente. O primeiro aspecto relevante foi a abertura das Santas Casas de Misericórdia, em 1543, por meio da atuação dos jesuítas na fundação, direção e manutenção das obras de caridade, auxiliados por voluntárias e irmãs de caridade. Nesse contexto, a enfermagem se tratava de uma atividade relacionada à vocação do cuidar.

Em 1865, o Brasil teve como pioneira Anna Justina Ferreira Nery – voluntária na guerra do Paraguai – que atuou na assistência dos feridos em hospitais de zona de guerra.  Vale mencionar também que, em 2009, entrou em vigor a Lei nº 12.105, que a introduziu no livro de Heróis da Pátria.

No ano de 1923, foi fundada a Escola de Enfermagem Anna Nery, seguindo os modelos da enfermagem moderna de Florence Nightingale – dama da lâmpada –   a qual foi responsável pela redução das infecções e da mortalidade em feridos de guerra na Inglaterra, na utilização de métodos de higiene e lavagem das mãos. Dessa maneira, Florence é considerada a mãe da enfermagem moderna.

Ademais, em 1986 foi regulamentado o exercício da enfermagem como profissão no Brasil (Lei nº 7.498/86), que favoreceu para o aumento do número de profissionais. Atualmente, o país possui 613.532 enfermeiros, na atuação da promoção, da proteção e da recuperação dos indivíduos, de forma integral, equânime e universal.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também