Chapadão do Sul/MS

“BIM” – De engraxate a importante personalidade política em Paraíso das Águas. “Era apaixonado pela advocacia”

         Ainda repercute no meio político de Paraíso das Águas o falecimento do Dr. Sebastião Lázaro, o ‘Bim’, ilustre personalidade na política e pioneiro do município.  Sofreu um AVC em Paranaíba, onde residia com sua filha e genro. Foi transferido às pressas para São José do Rio Preto (SP), onde chegou a ficar entubado por alguns dias. Os atos fúnebres foram realizados em Paranaíba. De engraxate à importante personalidade na história de Paraíso das Águas ele foi graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e produtor rural.

Bim foi o presidente fundador da Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural do Paraíso das Águas – Ascopa, da Rádio Comunitária FM Paraíso. Associação fundada em 2005 e a rádio instalada em 01 de agosto de 2015. Além da paixão pela advocacia e política, foi investidor em Paraíso das Águas. Tinha visão empreendedora e amava a cidade. Na condição de  vereador em Paranaíba, em meados de 1980, defendeu bravamente a criação do município de Paraíso das Águas, onde foi o vereador mais votado na história à época.

Bim foi candidato a vereador nas eleições de 2012. Chegou a ser homenageado com título de Cidadão Paraisense pela Câmara Municipal de Vereadores. A atual direção da Ascopa e do BNC Notícias, por meio de seu diretor Fernando de Brito, lamentam  profundamente seu falecimento. Que Deus conforte e ampare a família e demais amigos neste momento.

BIOGRAFIA

Sebastião Lázaro da Silva (Bim) 

Nasceu em Itajá- GO , onde morou até 17 anos.

Quando criança sua mãe dona Rosa (Tia Rosa) lavava roupa e fazia roscas para vender para garantir o sustento dos filhos. Bim engraxava sapatos e vendia os produtos feitas por dona Rosa. Na época era conhecido por Lobinho antes de ganhar o codinome de Bim da tia Rosa.

Teve 11 irmãos, 6 filhos de Dona Rosa onde era o 7º e caçula e 5 filhos apenas do Srº Euclides. A mãe foi casada três vezes. Separou-se quando Bim ainda era bebê de colo. Ela foi pai e mãe dos 7 filhos, trabalhando duro para o sustento da família.

Aos 17 anos Bim foi jogar futebol para o time do Goiás na cidade de Goiânia na expectativa de melhorar de vida e poder ajudar mais sua mãe. Aos  18, a convite do candidato a prefeito Antônio Augusto Correa da Costa, foi para Paranaíba para jogar futebol e trabalhar. Iniciou suas atividades trabalhistas na Prefeitura; cursou contabilidade e começou a trabalhar em um escritório de contabilidade.

Casou-se aos 19 anos, no dia 04/09/71 com Ramaita Freitas da Silva. Tiveram  Katiuscia Cristina Freitas da Silva,  Farmacêutica Sanitarista, sua filha mais velha. Mudou-se para São José do Rio Preto (SP)  onde formou-se em Direito na Faculdade Rio-pretense de Direito em 1979.

Retornando para Paranaíba montou escritório de advocacia e contabilidade  “Escritório do Bim” e começou a carreira de advogado e com seu esforço e trabalho  foi crescendo e se destacando no município de Paranaíba. Em 1981 comprou a Fazenda Santa Rosa em Paraíso das Águas, passando a frequentar a região, há 37 anos.

Trabalhou na Assembléia Legislativa em Campo Grande de 1991 a 1993, como Assessor Parlamentar do Deputado Beto Mariano.   

Teve outros filhos

– Luciano Douglas Lira da silva Bim (técnico em segurança do trabalho) atuando no município de Paranaíba.

– Isabela Cristina Leal Oliva e Silva (médica), atuando como médica da Unidade da Saúde da Família em Buritama SP.

– Ana Carolina Borges da Silva, servidora pública e estudante de agronomia. Filha caçula.

Candidatou-se a vereador pelo município de Paranaíba, o mais votado na época. Depois desta primeira eleição perdeu muitos votos porque os eleitores votaram em seu apelido “BIM”. Desde então incluiu o apelido no nome  Desde então foi investindo e participando no município de Paraíso onde instalou o Pesqueiro do Bim; ajudou na implantação da Rádio Comunitária e candidato a vereador nas eleições de 2012.(Fonte BNC)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também