Chapadão do Sul/MS

CTN sai do papel e vira entidade representativa do povo nordestino em Chapadão do Sul nesta terça-feira

O CTN (Centro de Tradições Nordestinas) de Chapadão do Sul sairá do papel para ter “vida própria” nesta terça-feira, às 1º horas (MS), no CTG (Centro de Tradições Gaúchas). A solenidade oficial será dentro de uma entidade acostumada em preservar as tradições e a história de seu povo que é o CTG. A ideia de reeditar a saga nordestina com um espaço próprio nasceu dentro da Fachasul (Faculdade de Chapadão do Sul) e o nome (Asa Branca) foi dado pelo diretor da instituição (Wilton Paulino). Está prevista a presença de uma banda de forró para animar a noite com música típica.

A primeira reunião para começar a formatar a ideia de um CTN em Chapadão do Sul foi realizada no dia 1º de junho na Fachasul. Professores, dirigentes e funcionários da entidade e a imprensa discutiram temas relacionados à cultura nordestina através de experiências bem sucedidas em outras cidades sul-mato-grossenses. O assunto começou a ganhar força com o crescimento da população nordestina residente na cidade e a que chega como mão de obra nos empreendimentos do município.

MATéRIA relacionada no Link abaixo

http://chapadensenews.com.br/paginas/noticias/noticia-sotaque-nordestino-ganha-forca-em-chapadao-do-sul-criacao-do-ctn-e-discutida-na-fachasul-1º503

CTN – O Centro de Tradições Nordestinas é o local de encontro da Comunidade Nordestina residente fora de sua região. é um espaço social, cultural e de lazer onde os imigrantes se sentem literalmente em casa, como se estivesse em seus estados. O CTN não é apenas um local de shows de forró e lazer. Se o brasileiro já é conhecido um povo feliz o nordestino tem ainda a fama de ser um povo que gosta de festas e animação. Isso é o que não falta no CTN

NORDESTE – A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º69. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, próximo ao de El Salvador. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maior território, o segundo maior colégio eleitoral (36.720.931ºeleitores em 201º), o menor IDH (em 2005) e o terceiro maior PIB (em 2009).

Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas.

é a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.

A região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 120 até 16320 devido ao descobrimento por Pedro álvares Cabral com o objetivo de colonização exploratória, que neste caso consistia em extrair pau-brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europeia.

Com a criação das capitanias hereditárias, deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, em 1º49. Desde o início, foi criado o governo-geral no país com a posse de Tomé de Sousa. O Nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século XVIII, uma vez que a Capitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também