Chapadão do Sul/MS

CASO DE MENINGITE é confirmado em Chapadão do Sul. Saúde diz que tomou todas as ações preventivas

Na última sexta-feira mensagens de What Sapp de centenas de pessoas questionavam – apreensivas – o óbito de um menino de apenas 1º anos (José Eduardo Cota Lima) por meningite em Chapadão do Sul. Antes que o assunto ganhasse a dimensão de pânico cobramos informações junto o prefeito Luiz Felipe Magalhães, que é médico. Imediatamente ele acionou a secretaria de Saúde para que a responsável pela pasta desse os devidos esclarecimentos sobre a tragédia que se abateu sobre a família do garoto e a apreensão dos pais de seus coleguinhas.

A nota não foi clara quanto a origem da doença, se o contágio se deu em Chapadão do Sul ou numa cidade do Mato Grosso, onde ele esteve antes de falecer. Apesar disso o comunicado tranquilizou porque todas as ações preventivas foram tomadas: íntegra da nota abaixo

“A Secretaria Municipal de Saúde confirmou como positivo um caso de meningite em Chapadão do Sul, mas tranquiliza a população informando que todas as ações preventivas já foram tomadas.

A Coordenação de Vigilância em Saúde explicou que as pessoas que tiveram contato mais próximo com a criança infectada já foram medicadas e está se realizando agora uma investigação para determinar se a doença foi contraída em Chapadão do Sul ou se é um caso importado, pois a criança esteve em uma cidade no norte de Mato Grosso.

A meningite é uma doença que atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria. é importante pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a um dano no cérebro mais grave deixando sequelas. O tipo de tratamento depende do agente que causa a doença: vírus, bactéria, fungos, parasitos, outros. Nas meningites bacterianas é importante conhecer o tipo de bactéria envolvida de forma a possibilitar o tratamento correto.

Os principais sintomas são: febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarréia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas. O paciente necessita receber o antibiótico o mais rápido possível.

Para prevenir a doença são necessários alguns cuidados, entre eles:

Lavar as mãos frequentemente – ao chegar do trabalho, antes de preparar, servir ou comer alimentos: depois de usar o banheiro, após auxiliar uma criança a utilizar o banheiro, após trocar fralda, após assoar o nariz, tossir ou espirrar, proteger o nariz e a boca com o braço ao espirrar ou tossir.

Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar de preferência toalhas descartáveis.

Manter o ambiente limpo e arejado.

Alimentos: lavar e desinfetar as frutas e verduras.

Limpar os reservatórios de água de abastecimento com solução clorada.

Utilizar filtro ou bebedouro para água potável.

Desinfetar filtros e bebedouros regularmente com água clorada.

Separar os utensílios de uso individual, em especial das crianças.”

(FONTE site da prefeitura)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também