Chapadão do Sul/MS

“CÂMARA VAI À ESCOLA” destacou ações de cidadania aos alunos do Projeto Escola Integral Semear em Chapadão do Sul

          A Escola Integral Semear foi a segunda a receber os vereadores e funcionários do Poder Legislativo de Chapadão do Sul no Projeto “Câmara vai à Escola” na manhã de hoje. Esta iniciativa foi premiada na última Marcha de Parlamentares” em Brasília e funciona como importante “porta” de iniciação à cidadania aos jovens sobre o funcionamento da Câmara, do Senado e outros órgão nos planos Municipal, Estadual e Federal dos ditames políticos do Brasil. A ação pode ser comparada com as antigas aulas de Moral e Cívica, onde alunos das décadas de 70 e 80 tinham na grade curricular disciplinas voltadas à realidade brasileira naquele contexto.

A iniciativa de número 1307/2022 foi do presidente André dos Anjos com o apoio do demais parlamentares. Todas as escolas elegerão um delegado que usará a tribuna nas sessões da Câmara de Vereadores para falar sobre o projeto e sua importância. O primeiro representante foi da do Colégio Maper. O valor da cidadania, os símbolos nacionais e as atribuições dos poderes estão sendo repassados aos alunos.  O projeto será às escolas das redes privada e pública (estadual e municipal) de Chapadão do Sul de acordo com as agendas de cada estabelecimento.

A ideia é excelente porque jovens não se interessam mais sobre os assuntos de suas comunidades e dificilmente comparecem às sessões da Câmara de Vereadores, onde são discutidos temas relevantes que afetam a vida de todos os cidadãos. Os alunos estão tendo a oportunidade de conhecerem  mais sobre as funções do Poder Legislativo. A principal delas é legislar criando leis para melhorar o funcionamento estrutural da sociedade.

Também há outras deliberações importantes com a função de agente político que atua como  uma espécie de guardião da sociedade.  Suas atribuições não se limitam às sessões da Câmara. Ele deve estar disponível para ver o ouvir permanentemente as demandas da comunidade, conhecer todos os problemas e propor soluções viáveis.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também