Chapadão do Sul/MS

COLÉGIO Maper foi o piloto do projeto “Câmara Vai à Escola” em Chapadão do Sul. Iniciativa será levada às redes pública e privada de ensino

       O Colégio Maper foi o piloto do Projeto “Câmara vai à Escola” na manhã desta quarta-feira, em Chapadão do Sul. A estrutura funcional do Poder Legislativo foi levada ao educandário para a discussão de temas relacionados à cidadania e as atribuições dos três poderes da esfera de governo Federal, Estadual e Municipal no Brasil. A abertura foi feita pela diretora Luceni Maran.  A iniciativa de número 1307/2022 foi do presidente André dos Anjos com o apoio do demais colegas de bancada.

 

Segundo o presidente cada escola vai eleger um delegado que usará a tribuna nas sessões da Câmara de Vereadores para falar sobre o projeto e sua importância. O primeiro a representar sua comunidade escolar será do Colégio Maper. André dos Anjos destacou ainda a importância da disciplina de Moral e Cívica que foi sendo  deixada de lado ao longo dos anos. Seu conteúdo era voltado às discussões do Brasil de modo geral, o valor da cidadania, os símbolos nacionais e as atribuições dos poderes.

O projeto será levado às escolas das redes privada e pública (estadual e municipal) de Chapadão do Sul de acordo com as agendas de cada estabelecimento. A ideia é excelente porque jovens não se interessam sobre os assuntos de suas comunidades e dificilmente comparecem às sessões da Câmara de Vereadores, onde são discutidos temas relevantes que afetam a vida de todos os cidadãos.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as funções do Poder Legislativo. A principal delas é legislar criando leis para melhorar o funcionamento estrutural da sociedade. Também há outras deliberações importantes com a função de agente político do parlamentar que atua como  uma espécie de guardião da sociedade. Suas atribuições não se limitam às sessões da Câmara. Ele deve estar disponível para ver o ouvir permanentemente as demandas da comunidade, conhecer todos os problemas e propor soluções viáveis.

FUNÇÕES DOS VEREADORES  

Sendo um membro do Poder Legislativo, o vereador desempenha como funções típicas as tarefas de legislar e de fiscalizar os atos praticados pelo Poder Executivo, ou seja, a Prefeitura, tanto da administração direta quanto indireta, no caso de autarquias, fundações e empresas de economia mista.

A função legislativa consiste, basicamente, em elaborar, analisar, propor alterações, discutir, votar, aprovar ou rejeitar leis de interesse da coletividade, propostas tanto pelos próprios vereadores quanto pelo chefe do Executivo Municipal, ou em casos muito excepcionais, de projetos oriundos da própria sociedade, gerados através de iniciativa popular.

Esta atribuição típica é detalhada na Lei Orgânica Municipal, que estabelece as matérias de competência do Poder Legislativo Municipal. A Constituição Federal de 1988 sempre deve embasar as decisões  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também