Chapadão do Sul/MS

ANIVERSÁRIO de Suraya Said foi marcado por alegria e emoção

“O melhor presente para qualquer vida é vivê-la com amor, harmonia e simplicidade. Você é assim. Colhe de todos o melhor”. A frase está escrita num singelo envelope de cartão endereçado à aniversariante de sexta-feira (20), Suraya Helena da Veiga Said. Juntamente com o marido, Rigardo Said, e filhos recepcionaram os amigos para celebrar a data em sua residência, na rua Doze. Cerca de cem pessoas passaram pelo local para aproveitar o delicioso jantar com comidas típicas da Síria e um delicioso churrasco.

Foram vários os mimos e lembranças – mas o melhor deles e o ponto alto da festa – acabou sendo a emoção de Suraya com o carinho do amigos, filhos da mãe. Ellen Marques levou um violão para animar o evento, sem imaginar que o instrumento seria daria o tom da emoção de reencontros de pessoas que ne sempre se reúnem para celebrar a vida. O aniversário foi de Suraya, mas a festa foi dos amigos.

Rigardo e Suraya são casados há cerca de 20 anos e residem há 20 anos em Chapadão do Sul com a família. Para quem perdeu a festa vale lembrar que o jantar teve famosos pratos com Tahine, Charuto, Kib, Tabule e Arroz Sírio. Estiveram presentes convidados de Chapadão do Sul, de outras cidades da região e de Campo Grande)

(Tahine) é uma pasta feita de sementes de gergelim (sésamo) muito usada na cozinha do Oriente Médio, sendo usado como complemento de muitos pratos e doces. Por vezes, o Tahine é misturado com alho esmagado, água e sumo de limão para temperar alguns pratos. A primeira menção conhecida do Tahini provém do século XIII. Tahini é, depois das algas, a maior fonte de cálcio que existe, excelente fonte de proteína, fibras, cobre, manganês e o aminoácido metionina, dos saudáveis ómega-3 e omega-6.

(Tabule) (em árabe: &#1º78;&#1º76;€|&#1º77; [tab·’bu·leh]) é um prato libanês de salada, frequentemente degustado como um aperitivo. é basicamente feito de triguilho (trigo para quibe), tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e vários temperos. No Líbano, onde surgiu, é consumido por cima de folhas de alface. é bastante popular principalmente no Brasil e na República Dominicana (onde é conhecido como tipili, devido à presença de imigrantes mediterrâneos)

(CHARUTO E PãO SíRIO) – Na cultura árabe, a comida representa uma importante base para a comunicação, e as refeições são o centro dos encontros familiares e círculos sociais. A variedade de sua culinária é enorme e, embora não exista, de fato, o que denominamos de “cozinha árabe”, por tratar-se de vários países árabes, podemos descobrir a riqueza e a peculiaridade dessas diversas cozinhas que imprimem suas tradições e História na gastronomia da região.

(Quibe) é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina, recheado com carne (eventualmente substituída por carne de soja), temperada com ervas, que pode ser servido cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. é um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque. é também comum no norte da áfrica, na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia. Imigrantes sírio-libaneses, oriundos do antigo Império Otomano difundiram a receita para outras partes do mundo, em especial para a América do Sul. No Brasil, se pode comer quibe em padarias, lanchonetes, restaurantes e bares.

(Arroz Sírio) – Arroz-doce (ou salgado) normalmente cozido em leite e açúcar, é uma iguaria popular em todos os lugares onde o arroz é conhecido e desde tempos imemoriais, como testemunham antigos textos sobre a vida do Buda. O arroz pode ser cozido diretamente no leite, ou em água e açúcar, juntando mais tarde leite condensado ou nata. Em termos de condimentos ou acrescentos, o arroz-doce aceita amêndoas, como na receita tradicional.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também