Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
Polícia Civil de Paraíso das Águas recapturou foragido da Justiça pelo crime de Homicídio em Costa Rica. A equipe de agentes foi comandada pelo delegado Igor Duarte Sousa. O homem de 35 anos foi localizado nas imediações do local conhecido como Água de Coco, na BR-060, sentido Chapadão do Sul (MS). A Polícia Militar também vem prendendo vários foragidos em Costa Rica, Chapadão do Sul e Paraíso das Águas
A Polícia Militar da 4ª Cia Independente também vem realizando prisões importantes de foragidos da Justiça em todas as cidades de sua jurisdição. Alguns são de alta periculosidade como homicidas, assaltantes, ligados ao narco tráfico internacional ou até mesmo pensão alimentícia, o mais comum. Em 2022 o Ministério da Justiça divulgou uma lista com os 22 nomes dos mais procurados no Brasil. Possuem atuações criminosas no País e em países do Mercosul. A maioria foi condenada ou é suspeita de tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e homicídios. Bandidos de perfis parecidos são presos rotineiramente pela Polícia Militar, com destaque para Costa Rica e Chapadão do Sul.

Na última ação os PMs faziam rondas ostensivas pela Avenida José Ferreira, perto da entrada do bairro Vale do Amanhecer, quando avisaram um homem que mostrou nervosismo ao ver os policias. Acelerou o passo e logo foi abordado. Durante o procedimento e checagem foi confirmado o rompimento da tornozeleira eletrônica e Mandado de Prisão por condenação por 11 anos por Tráfico de Drogas, Porte Ilegal de arma de fogo de uso permitido e Associação ao tráfico.
Também em Costa Rica um homem de 43 anos – ligado à organização criminosa – com extensa ficha criminal foi preso pela Polícia Militar. Estava foragido da Justiça pelos crimes de Tráfico de Drogas, Associação ao Tráfico de Drogas, Homicídio, Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido e Coação no curso do processo. Os delitos foram praticados em outro estado, mas ele estava refugiado no município e vinha sendo procurado em outras unidades da Federação. Outra prisão importante foi do foragido com 7 anos de cadeia para cumprir por tráfico internacional de Drogas.
FUGA para cidades do interior não impede prisões
Os criminosos imaginam que cidades do interior não possuem policiamento efetivo para suas capturas. Neste caso da jurisdição da 4ª Cia de Policiamento do Polícia Militar está provado que se trata de um erro de estratégia destes foragidos. Não há rotas de fugas abundantes. Caso houvesse precisariam conhecer bem o território, o que nem sempre acontece. A baixa densidade populacional opera a favor da Polícia Militar que conhece os moradores. Alguns foragidos contam com a cobertura de criminosos locais, mas não chega a ser uma vantagem. Além disso a colaboração entre diferentes agências policiais e o apoio da comunidade são essenciais para combater a criminalidade de forma eficaz.