Maria Pastora sofreu um hematoma na nuca, apresenta fortes dores na cintura e ombro após o acidente envolvendo o Vectra LCM-7385 e o Pejout KWS-071º na BR-060 por volta das 9 horas da manhã de hoje na saída do frigorífico. Segundo fontes que estiveram no local a vítima é funcionária da empresa, reside em Paraíso das águas e vinha sentada no banco traseiro no veículo ocupado por mais duas pessoas. Soldados do corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul alertaram que o uso do cinto de segurança teria evitado os ferimentos em Maria.
Os bombeiros também chamaram a atenção para o uso dos faróis ligados, o que facilitaria a visibilidade do Pejout pelo motorista do Vectra que entrava na BR-060. A frente do Vectra e a lateral do Pejout ficaram muito danificadas. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou projeto de lei que torna obrigatório trafegar com faróis baixos ligados durante o dia em rodovias e túneis iluminados.
?O uso de faróis acesos no período diurno é um elemento fundamental para a segurança do trânsito, porquanto antecipa a visualização do veículo a uma distância maior, alertando o motorista sobre situações de risco e permitindo-lhe agir preventivamente para evitar acidentes?, argumentou, na exposição de motivos, o autor do projeto, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
O parlamentar acrescentou que já há uma recomendação do próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre essa necessidade. No entanto, Eunício Oliveira ressaltou a necessidade de transformar essa ?recomendação? em norma legal, a ser incorporada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). (redação e folha de São Paulo)