Nunca aumente o valor do disjuntor ou do fusível sem trocar a fiação. Devem ser previstos circuitos separados para iluminação e tomadas. Todas as tomadas devem ter um fio para o aterramento. Disjuntor não deve ser utilizado como interruptor. Não utilize o fio neutro como fio terra. Apenas o aterramento não é suficiente para a proteção das pessoas contra choques elétricos.
As Normas Técnicas Brasileiras exigem o uso de disjuntores DR (Diferencial-Residual), que podem ser adquiridos em casas de material elétrico. Evite a utilização do chamado “T”. O seu uso indevido causa sobrecarga nas instalações. Instale mais tomadas, respeitando o limite de condução de energia elétrica dos fios. Recorra sempre a serviços de um profissional bem qualificado. Os chuveiros elétricos devem possuir circuitos exclusivos.
SOBRECARGA – A sobrecarga na instalação elétrica é um problema enfrentado em muitos imóveis, prejudicando o bem estar e a qualidade de vida dos moradores. Este tipo de dano acontece por causa do excesso de eletrodomésticos e eletrônicos que estão conectados a rede elétrica.
Um estudo realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) comprovou que a sobrecarga da instalação elétrica acontece com mais frequência do que se imagina. Das 45 pessoas entrevistadas na pesquisa, 40 afirmaram que o desarme do disjuntor ou a queima do fusível ocorriam com a utilização normal da rede.



