Guardadas as devidas proporções, os bairros periféricos e o centro de Chapadão do Sul lembram as ?cracolândias? de cidades paulistas à noite, onde dependentes químicos perambulam no ?tráfico formiga? ou no consumo voraz de pedras de crack. Na noite de ontem vários foram abordados nas esquinas dos bairros Esperança e Planalto. Muitos perderam a auto-estima e andam sujos, maltrapilhos e cheirando mal. A Revista Veja reproduziu uma reportagem com fotos conhecidas em redes sociais que retratam os efeitos da droga nas expressões dos usuários após alguns anos.
Depois de algum tempo, os cabelos já não são os mesmos. O rosto perde a cor. As bochechas somem. Os dentes caem. A pele ganha manchas, olheiras, rugas, machucados. Os olhos perdem completamente o brilho. Esses são os efeitos físicos imediatos e mais visíveis causados pela uso de drogas pesadas, incluindo cocaína, heroína e metanfetamina ? como você pode ver nas chocantes imagens.
As fotos mostram viciados em drogas ao serem presos pela primeira vez. As da direita revelam as mesmas pessoas algum tempo depois, durante a segunda, terceira ou quarta passagem pela cadeia. As imagens foram organizadas pelo gabinete do xerife do Condado de Multnomah, no Estado de Oregon, nos Estados Unidos, com o objetivo de alertar a população para os efeitos reais das drogas. E são apenas os efeitos físicos. Imaginem os efeitos psicológicos. Assustador, não? (redação e revista Veja) (Fotos Revista Veja)