O ano era 1º98 quando uma pequena aglomeração de curiosos se formava em torno de duas pessoas que subiam em caixas de madeira para discursar em São Gabriel do Oeste. Todo este movimento se deu um dia após Pedro Pedrossian, candidato a governador, ter estado no mesmo local, porém de helicóptero. Falamos de Zeca do PT e de Moacir Khol que neste ano foram catapultados da condição de meras zebras para os detentores dos cargos mais importantes de Mato Grosso do Sul. José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca) conseguiu fazer uma das melhores gestões da história recente do MS no primeiro mandato e naufragou após escândalos de assessores no segundo.
O Zeca do PT vereador e parte da história política do estado e do Brasil está visitando municípios sul-matogrossenses para falar sobra os 34 anos de fundação do PTe sua história no estado. Neste final de semana o ex-governador aproveitou o convite para ser paraninfo de uma turma de Serviço Social em Paranaíba para visitar Costa Rica, Paraíso das águas e Chapadão do Sul. Ele pretende percorrer mais 20 cidades até o final de março.
Zeca contou um pouco da história política do Mato Grosso do Sul para a vice-prefeita Lize Scheide, Ilton Paulino (Secretário Adjunto de Governo), Abel Lemes e Prainha (Vereadores), Flávio Sanches (ex-vereador), dirigentes do Diretório do PT e alguns empresários. O ex-governador lembrou como surgiu o novo sindicalismo, livre do domínio dos pelegos, no estado e no Brasil, sob a influência de Lula e de alguns intelectuais.
Também discorreu sobre a política econômico, numa comparação ao ?Governo FHC?, tradicional adversário ideológico nas urnas e na disputa pelo poder no Brasil. Apesar disso ? no plano estadual – Zeca do PT teceu comentários altamente positivos sobre o deputado Reinaldo Azambuja, principal liderança tucana em Mato Grosso do Sul.
Durante a última eleição municipal Azambuja e Delcídio foram os ?fiéis? da balança que derrotaram o candidato do PMDB (André e Trad).
Eles podem reeditar uma ?aliança branca? para driblar as regras da verticalização e vencer novamente o tradicional adversário que tenta se reforçar com o DEM de Murilo Zauith. O encontro também serviu para a troca de experiências de Zeca com agentes políticos de Chapadão do Sul, principalmente com Ilton Paulino, ex-secretário de Lúdio Coelho e integrante do Governo Pedrossian, duas lendas da política sul-matogrossense e do Brasil.