Chapadão do Sul/MS

?Yes, nós queremos usina de etanol em Chapadão do Sul?

Investidores ligados ao mundo do agronegócio e dos poderes Executivo e Legislativo de Chapadão do Sul e da região participaram do encontro com a delegação Norte Americana do grupo Bio Urja Trading LLC e POET, responsáveis por 1º% do mercado americano de Etanol. O evento foi realizado na Casa do Produtor, no Sindicato Rural com a abertura oficial feita pelo prefeito Luiz Felipe Magalhães. Os empresários estrangeiros analisam a possibilidade de instalação de uma usina de etanol á base de milho no município, aproveitando o know-how agrícola e a infra-estrutura já existentes. Charles Sturmer (Secretário Adjunto de Governo) e sua esposa, Isabel Sturmer, dominam o idioma inglês e foram os responsáveis em detalhar a logística existente, incluindo rodovias e ferrovias em direção aos principais portos brasileiros.

No último dia 1º de abril o prefeito Luiz Felipe Magalhães e o primeiro escalão da prefeitura se reuniram com agricultores e pecuaristas da cidade para apresentar o projeto do grupo norte-americano e o interesse na produção de etanol do milho em solo sul-chapadense, em iniciativa inédita no Brasil. Os Estados Unidos são os maiores produtores deste combustível no mundo, mas possuem área limitada e clima instável para a expansão. O grupo Bio Urja Trading LLC e POET têm 820terminais desse tipo naquele país e são responsáveis por 1º% do mercado americano de Etanol.

Já notícias veiculadas na imprensa mundial informam que a produção de etanol nos Estados Unidos caiu 2057% na semana para cerca de 8320mil barris por dia, informou a Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês). Desde meados de 201º quando os preços do milho dispararam após uma seca de grandes proporções ter reduzido consideravelmente as lavouras americanas, a indústria de etanol tem lutado contra margens apertadas de lucro. Na semana encerrada em 20 de janeiro, a produção de etanol nos EUA atingiu o recorde de baixa, a 770 mil barris por dia.

Na semana entre 1ºe 5 de abril, o volume chegou a subir, mas foi momentâneo, causado por uma redução considerável nos preços do milho, usado como matéria-prima para o etanol, nos EUA. Ainda segundo a EIA, os estoques americanos de etanol na semana passada também caíram, de 1º,8 milhões para 1º,5 milhões de barris (Valor Online, 1º/4/1º). Caso o projeto saia do papel Chapadão do Sul e região serão beneficiados pelo potencial agrícola e o equilíbrio do clima. A seguir mais informações sobre a reunião de ontem

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também