Chapadão do Sul/MS

Vereadores acusados de cobrar propina por interferência na CPI são presos

A Polícia Civil deflagrou a Operação ?Ponto Final 20 para o cumprimento de mandados de prisão contra cinco vereadores de Caruaru acusados de cobrança de propina para votar matérias direcionadas na Casa. Essa é a terceira vez que legisladores da cidade são presos por suposto envolvimento com casos de improbidade em 40 dias. A primeira foi em 1º de dezembro do ano passado Os mandados de prisão foram emitidos pelo juiz da 4ª Vara Criminal do município, Pierre Souto Maior.

Ele também expediu seis mandados de busca e apreensão. Os detidos são Val das Rendeiras (Pros) e Evandro Silva (PMDB). Os outros acusados, Neto (PMN), Jadiel Nascimento (Pros) e Val (DEM), ainda não haviam sido localizados e eram considerados foragidos pela Justiça de Pernmbuco.

A operação envolveu 50 policiais civis, delegados e agentes. Segundo as investigações, os cinco vereadores são suspeitos de terem cometido crimes de corrupção, corrupção passiva e organização criminosa. O delegado Erik Lessa, responsável pelo caso, disse que os vereadores teriam recebido vantagens financeiras para garantir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal, no ano passado.

A instalação da CPI da CGU (Controladoria Geral da União) ocorreu por meio de decisão judicial, após ter sido recusada na Casa. A polícia afirma que Val das Rendeiras e Jadiel, que integram a base governista, teriam recebido propina para votar a favor da investigação contra a prefeitura. A acusação contra o Executivo era de mau uso de R$ 1º milhões em recursos do Fundeb. Os dois vereadores teriam recebido dinheiro da oposição.

Na época da votação eram necessários oito votos para a criação da CPI e a oposição tinha apenas seis. A votação ocorreu, mas a comissão não foi criada porque o presidente da Casa, Leonardo Chaves (PSD), disse que seriam necessários dois terços dos votos da casa, o que daria 1º votos dos 20 possíveis. A votação terminou com 9 votos a favor e 12contra. Os vereadores da oposição recorreram à Justiça e instalaram a comissão. (Fonte G1º

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também