Em seu pronunciamento na sessão de segunda-feira, 020 a vereadora Tânia Francini comentou os fatos e eventos ocorridos na última semana. Ela falou sobre a participação na conferência estadual de meio ambiente, na qual foi eleita para representar o Estado na Conferência Nacional, em Brasília e a participação em congresso estadual de vereadores, quando foram debatidos diversos assuntos pertinentes ao mandato e de grande importância para os parlamentares.
Comentou a paralisação de professores ocorrida na sexta-feira e a pauta de reivindicações, entre elas: o projeto de lei da terceirização dos profissionais de educação no ambiente escolar; a briga por mais recursos, o piso salarial nacional, plano nacional de educação, que seja revisto com a participação dos educadores, e sobre a profissionalização continuada dos profissionais da educação. Parabenizou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação ? SINTED, Tânia Marques pela realização do movimento.
A vereadora falou ainda de um assunto destacado na sessão que foi a implantação do sistema de agendamento de consultas nos postos de saúde. Lembrou que o sistema tem um projeto piloto no ESF Esperança e algumas dificuldades estão sendo encontradas. ?A população vai até o posto na segunda-feira e marca consulta para a semana toda e quanto acontecessem casos emergenciais acabou não tendo vagas?.
Francini enalteceu o problema da merenda escolar nas escolas e CEI?s com a proibição de que os professores possam se alimentar da refeição servida para os alunos. Segundo ela, alguns vereadores foram abordados e deverá ser marcada uma reunião com o conselho municipal de alimentação escolar e os demais segmentos envolvidos para discussão da questão.
Líder do Prefeito, o vereador Abel Lemes informou, durante o pronunciamento da vereadora Tânia, que merenda escolar é para aluno e que o prefeito que vai separar as situações. ?Vai ter o lanchinho para os professores que está em sala de aula e para os funcionários de limpeza, de segurança. A prefeitura vai arrumar um espaço para que eles tenham também a sua alimentação separada, que não esteja junto com os alunos?.
Tânia comentou situação de alguns proprietários de veículos que necessitam se deslocar até a Cidade de Costa Rica para tirar o decalque de motores de alguns modelos de veículos.