Chapadão do Sul já começou a olhar para o horizonte, principalmente quando o que está sobre as cabeças dos moradores são raios que matam milhares de pessoas em todo o Brasil. A Eletrotécnica Reobote, genuinamente sul-chapadense, saiu na frente das demais e se adaptou ao mercado e já conta com os elementos necessários para elaborar o projeto de SPDA e as inspeções, assegurando que sua empresa tenha todos os documentos técnicos exigidos no PIE (prontuário de instalações elétricas) e uma estrutura que proteja eficazmente seus colaboradores e funcionários. Faça o seu orçamento sem compromisso pelos fones (67) 8163 01º20ou 991º 4820.
O SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) é um sistema destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. Podendo ser interno ou externo. A norma brasileira que fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de SPDA”s é a NBR541º:2005.
Além de definir as condições específicas de posicionamento, construção e secções dos condutores de descida e captores a norma aborda a periodicidade e sequência das inspeções que devem ser realizadas anualmente (visual).
As inspeções visam a assegurar que: o SPDA está conforme o projeto; todos os componentes do SPDA estão firmes e livres de corrosão; o valor da resistência de aterramento seja compatível com o arranjo e com as dimensões do subsistema de aterramento e que todas as construções acrescentadas à estrutura posteriormente à instalação original estão integradas no volume a proteger, mediante ligação ao SPDA ou ampliação deste.
As inspeções devem ser efetuadas na seguinte ordem cronológica: durante a construção da estrutura; após o término da instalação do SPDA; periodicamente (a cada 5, 3 ou 1ºano, dependendo do tipo de estrutura); após qualquer modificação ou reparo no SPDA e quando for constatado que o SPDA foi atingido por uma descarga atmosférica. (Alírio Macedo)