A Prefeitura Municipal, por meio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), trás para Chapadão do Sul um projeto que promete facilitar muito o trabalho do pequeno produtor rural. Trata-se de um projeto em parceria com o SEBRAE que leva três laboratórios móveis ao campo, realizando análises e somando na adequação do processo produtivo, melhoria da produtividade e qualidade das atividades agropecuárias em bovinocultura de leite.
A Secretaria fará a implantação do projeto no Assentamento Aroeira e pretende atender um grande número de produtores, que já foram mapeados e em breve começaram a receber o atendimento das unidades móveis.
Vaca Móvel
O projeto Vaca Móvel consiste em um Laboratório Móvel com objetivo de maximizar os resultados da Produção Leiteira. Através de processos que organizam e gerenciam a produção, aliados à ciência e à alta tecnologia, as propriedades atendidas ganham em Maior Produção e Mais Qualidade.
Identificar a Produção
Diagnóstico de Gestação por Ultrassom
Quantificar a Produção
Seleção e Classificação das Matrizes
Identificar a Qualidade do Produto
Análise dos Indicadores Nutricionais e Sanitários
Organizar a Produção
Plano de Atividades de Manejo
Programar a Produção
Cronograma de Produção e Oferta
Rufião Móvel
O Rufião Móvel consiste em um Laboratório Móvel especializado, para melhoria em reprodução, produção e qualidade de produtos, atendendo ainda no planejamento de oferta da carne, para Bovinos.
Planejar a Produção
Sincronização das Matrizes
Identificar a Produção
Diagnóstico de Gestação por Ultrassom
Quantificar a Produção
Seleção e Classificação das Matrizes
Estruturar a Produção
Cronograma de Atividades de Manejo
Programar a Oferta
Cronograma de Abates com Base nos Padrões de Qualidade Pretendidos
AgroMóvel
O AgroMóvel é uma Unidade de Monitoramento Especializado para Consultoria a Campo. Através do uso dessa tecnologia é possível monitorar fatores produtivos que possam ser manejados pelo produtor, atingindo assim: Maior sustentabilidade das propriedades através do aumento da eficiência e eficácia no manejo produtivo.
Maior segurança dos produtos agrícolas produzidos na região pelo uso eficiente de insumos químicos. Redução no custo de produção pelo equilíbrio dos fatores produtivos. Aumento na produtividade e qualidade dos produtos. (Assessoria – Prefeitura)