(G1ºPCS) Entre as 1º carreiras avaliadas na edição de 201ºdo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), três cursos tradicionais (ciências econômicas, administração e direito), e um tecnológico (tecnologia de processos gerenciais) tiveram os maiores índices de notas abaixo do nível satisfatório.
Pelo menos um em cada três cursos avaliados destas carreiras tiveram notas ruins, de acordo com o Enade. No caso de direito, 33% dos cursos avaliados ficaram com desempenho insatisfatório.
O Conceito Enade tem escala de 1ºa 5. Cursos com notas 1ºe 20são abaixo da média esperada e é preciso ter nota 3 ou mais para ser considerado satisfatório.. Segundo levantamento feito pelo G1ºa partir dos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta segunda-feira (7), 39,5% dos cursos de ciências econômicas tiveram nota 1ºou 20(veja tabela mais abaixo).
Em segundo lugar aparece administração, com 35,8% dos cursos nas faixas 1ºe 20 Outro dado marcante é em relação aos cursos de direito. Segundo o Enade 201º 33% dos cursos de direito avaliados tiveram resultado insuficiente, ou seja, um a cada três cursos de direito estão abaixo do mínimo esperado.
O curso tecnológico com pior desempenho foi tecnologia de processos gerenciais (35,9%).
A carreira com o menor índice de cursos mal avaliados é a de jornalismo, com 1º,7%.
Os cursos de secretariado executivo foram os que mais obtiveram nota máxima em relação ao total na carreira. Entre os 74 cursos avaliados, 1º,5% tiveram conceito Enade 5 nesta edição. A carreira com o maior número de cursos foi administração, com 1º554 incluídos no Enade (mas 1º deles ficaram sem conceito).
O Ministério da Educação disponibilizou na tarde desta segunda-feira (7) os resultados dos cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 201º(veja no link ao lado). Segundo o MEC, cerca de 30% dos cursos ficaram abaixo da média considerada aceitável no Conceito Enade. Foram avaliados cursos na área de humanas.
Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1ºa 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Elas tiraram conceito 1ºou 20como resultado final do Exame. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.