Dois dos três cães da família da dona de casa Ivani Fátima Campos amanheceram mortos na manhã de hoje numa residência localizada na rua 12A, área central de Chapadão do Sul. Taça e Lili não suportaram a dose de um veneno ? aparentemente ? poderoso e morreram. Lisa – de grande porte ? ainda agoniza, mas perde muito sangue pelo ânus. Toda a família está muito abalada porque os animais ficam fechado no terreno e são tratados como membros da família. Não há suspeitos de vizinhos até o momento, apesar do crime ter sido praticado somente neste local.
O caso vai ser encaminhado na Delegacia de Polícia Civil para que uma investigação seja iniciada. Sem dinheiro para levar Lisa ao veterinário Ivani vai buscar informações sobre os procedimentos que poderão salvar o animal. A cadela deve estar sentindo muita dor porque se escondeu sob um armário localizado nos fundos da casa, onde permanece quieta. Nem mesmo a presença de estranhos a tiram de seu cantinho.
Aparentemente os dois cães mortos tentaram vomitar para tirar o veneno do corpo. Resíduos de restos de comida digerida podem ser encontrados em vários pontos do terreno. A rua 12A possui muitas casas com cães. Novos ataques poderão acontecer nos próximos dias caso este fato não tenha sido isolado. Caso algum veterinário tiver interesse em ajudar a salvar Lisa endereço é Rua 12A número 86.
CRIME – Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juíz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.
Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência). (chapadensenews e tribunaanimal)