Chapadão do Sul/MS

Trabalhador morto em silo foi pai há 20 dias. O acidente aconteceu em Chapadão do Céu na terça-feira

O resgate do corpo do operário Wilkson Vieira dos Santos foi marcado pela comoção de amigos, colegas e familiares na tarde da última terça-feira em Chapadão do Céu (GO). Entre as pessoas que acompanhavam o trabalho de localização e remoção estava a esposa da vítima. O casal teve um filho há cerca de 20 dias e ainda estava na fase ?curtir? o recém nascido. A localização de Santos durou cerca de duas horas com os amigos rezando pela possibilidade dele ainda estar vivo, o que não aconteceu. Na manhã de hoje o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul destacou alterações na legislação sobre operações em silos através da Norma Técnica número 20.

O sargento bombeiro Willian informou que a asfixia e a pressão da parede podem ter sido fatores conjugados decisivos para o óbito. Apesar do trabalho de quatro militares somente após duas exaustivas horas Wilkson foi removido já sem vida. Além do milho o corpo estava pressionado por uma parede, impedindo a mobilidade. A empresa cerealista está localizada em Chapadão do Céu (GO). Pelo menos três graves acidentes com secadores foram registrados somente em Chapadão do Sul em um ano.

As instalações velhas ou inadequadas de silos ou armazéns motivou a criação de uma Norma Técnica número 20 que estabelece medidas de segurança para a proteção contra incêndios e explosão em silos em conformidade à Lei Estadual n? 4.335/201º que Institui o Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e outros Riscos no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Esta Norma Técnica (NT) aplica-se a todo silo destinado à armazenagem de cereais e seus derivados, sementes oleaginosas, sementes agrícolas, legumes, açúcar, farinhas, entre outros. VEJA todos os itens da NT 20 no LINK abaixo.

http://www.assbmms.org.br/legislacao/dst/normas_tecnicas_cbmms/NT_20_-_SILOS.pdf

(Foto ilustração)

MATéRIAS relacionadas nos LINKS abaixo

http://www.chapadensenews.com.br/index.php?pg=noticiasVis&idNot=6789&buscaNot=&idCat=5

http://www.chapadensenews.com.br/index.php?pg=noticiasVis&idNot=8861ºidCat=3

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também