O sistema de segurança do terminal de transbordo de Chapadão do Sul foi aprovado na simulação de incêndio seguido por explosão no embarque de etanol. A informação é do comandante do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul, capitão Aldinei, que acompanhou os trabalhos de resgate de duas vítimas e o combate ao fogo na manhã de ontem. Até mesmo um atrito entre um jornalista que queria chegar perto da área supostamente atingida e o responsável em manter a área restrita foi simulada. Segundo parecer técnico os equipamentos para combater ou evitar sinistros estão acima da exigência, faltando apenas a qualificação adequada ?do material humano?.
Chapadão do Sul e a região são frequentemente atingidos por raios. Este fenômeno natural é responsável por tragédias com tanques de combustíveis em todo o Brasil. O Corpo de Bombeiros recomendou a inspeção periódica no aterramento dos locais armazenadores para evitar explosões similares às ocorridas na cidade goiana de Caçú, onde cerca de 20 milhões de litros de diesel e caminhões foram consumidos por um incêndio causado por raio.
A ação dos bombeiros reproduziu um acidente ocorrido no próprio terminal há cerca de dois anos. Na ocasião um princípio de incêndio num vagão com etanol causou pânico e ferimentos em dois funcionários. Um deles pulou da composição em movimento e quebrou uma perna enquanto o colega era atingido pelas chamas.
O terminal da ALL (America Latina Logística) possui quatro gigantescos tanques com capacidade de armazenamento de 40 milhões de litros (1º milhões cada). Segundo fontes o projeto de expansão prevê a construção de mais dois em 201º, ampliando o volume de etanol vindos das usinas Cerradinho, ETH e de Caçú.
NOTA DA REDAçãO ? Pela manhã de ontem fomos informados pelo comando do Corpo de Bombeiros que seria realizada a operação simulada. Quando recebemos a notícia de explosão no terminal partimos para o local com a rapidez habitual e novamente testamos nossos limites. Os internautas e parceiros que acompanham o trabalho do chapadensenews.com.br estão acostumados com a agilidade da postagem de notícias e esperam sempre empenho de nossa parte em levar as informações até eles.
Um funcionário da ALL tentou nos tirar para fora da área de simulação. Reagimos e registramos o trabalho dos bombeiros assim mesmo. Queremos deixar claro que o funcionário cumpria sua obrigação de nos tirar e nós a de ficar lá, captar imagens, e levar as informações às pessoas que estão em suas casas. Nossa rotina de trabalho também inclui outras adversidades como ameaçadas de bandidos após serem fotografados. Tudo isso para levar a notícia até você…
MATéRIA Relacionada no LINK abaixo
http://www.chapadensenews.com.br/?pg=noticiasVis&idNot=7406&buscaNot=&idCat=5