Chapadão do Sul/MS

Tentativas de fraude contra o consumidor cresceram 8,20, mostra Serasa

Agência Brasil/AB

As tentativas de fraude contra o consumidor aumentaram 8,20 em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 201º, de acordo com o indicador da empresa de consultoria Serasa Experian. Foram registradas, no mês, 1º6.549 tentativas de fraude, o que representa uma tentativa a cada 1º,4 segundos no país. Em relação a dezembro, houve queda de 20.

A Serasa considera tentativa de fraude contra o consumidor o roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica, ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.

Entre os segmentos, a telefonia respondeu por quase metade das tentativas de fraude. Foram, em janeiro, 84.31º registros, o que representa 45,20 do total. O setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias e seguradoras, teve 51º51º registros, o equivalente a 20,6% do total.

Os bancos ficaram em terceiro lugar no ranking de registros. Em janeiro, foram 33.734 tentativas de fraude, o que representa 1º,1º do total. O segmento varejista teve 1º.531ºmil tentativas, ou seja, 7,3% do montante.

Segundo a Serasa Experian, os golpistas têm agido de diferentes formas. A mais comum é a compra de um telefone para usar a conta como comprovante de endereço. Assim, os golpistas abrem contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

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