CHAPADãO DO SUL Supera, Saúde para o Cérebro
Contatos pelos fones 356201º8 (Thatielen)
?Um cérebro sedentário ? que não se propõe a aprender coisas novas, por exemplo ? pode atrofiar as células nervosas e tornar a pessoa mais suscetível a doenças?
Neurocientista Ivan Antonio Izquierdo
?Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer?
20 exercícios de neuróbica que deixam o cérebro afiado (Por Natália do Vale)
Nossa sociedade já percebe o aumento da longevidade física com a socialização de milhares de grupos da terceira e também dos da chamada quarta idade ? pessoas com mais de 80 anos. No começo do século XX, a longevidade média era de pouco mais de 40 anos; atualmente, chega aos 70 anos.
Já é possível ter expectativa de vida superior a 12 anos no Brasil, razão pela qual surgem questionamentos como:
O indivíduo pode chegar facilmente à idade avançada com boa mobilidade física, mas e o seu cérebro?
Cada vez mais, faz- se necessário o desempenho de atividades para o cérebro que permitam acompanhar a nossa longevidade. O bônus para as pessoas com mais de 50 anos é um convívio mais agradável e intenso com seus próximos, além de se manterem competitivas para o mercado de trabalho.
é sempre bom ter, em nosso meio, os entes queridos que já atingiram os 60, 70 anos, ou mais? Mas não só com a presença física, e sim, principalmente, com a lucidez mental de quem muito tem a ensinar com seus conhecimentos, suas vivências e sabedoria.
Será um prêmio, e não um desconforto ? como acontece em alguns casos? termos em nossas famílias pessoas de idade avançada como nossos amigos e conselheiros. Um privilégio que, para ser conquistado, exige a ginástica para o cérebro.
Muitas das ginásticas para o cérebro contribuem, inclusive, para aqueles que apresentam limitações de suas funções cerebrais, ajudando-os a formar novas conexões neurais.
Você que está na terceira ou na quarta idade gostaria de melhorar sua participação na vida familiar e na sociedade?
Você que já tem muitos anos de estrada nessa vida começa a perceber que está isolado na família e na sociedade; isto pode ser consequência natural da diminuição das funções cognitivas por falta de práticas cerebrais saudáveis. NãO SE ENTREGUE ao sedentarismo cerebral! Você tem muito a contribuir! Suas experiências são conselheiras para a nova geração, e mais do que isso: há vida em abundância para ser desfrutada pelos prazeres da mente, pelos relacionamentos com os filhos e amigos! Agarre essa oportunidade!
Para manter as funções cerebrais, a ginástica mental deve ser utilizada, talvez, com maior frequência. Continuar se expondo a situações e informações novas é fundamental para manter o fascínio em relação à vida. A ciência já comprovou que a prática de ginástica cerebral adequada a partir desta idade pode oferecer benefícios importantes para a função cerebral e a qualidade de vida da pessoa. Pode contribuir, por exemplo, para que ela continue a dirigir seu carro com segurança e a se comunicar bem com seus familiares.
Artigo: Ginástica para o Cérebro
Revista Viva Saúde ? Viver Bem ? 20/1º/2009
POR STELLA GALVãO / ILUSTRAçãO TATO ARAúJO
CHAPADãO DO SUL Supera, Saúde para o Cérebro
Contatos pelos fones 356201º8 (Thatielen)