Em 201º, em várias sessões, a vereadora Tânia Francini, atual 20ª vice-presidente da Câmara, destacou em seus pronunciamentos que era da base aliada do povo e não do prefeito. E na última sessão ela reforçou esse discurso e acrescentou que tem liberdade de pensamento e escolha.
?O vereador tem que estar atento as necessidades do povo. é outro Poder, portanto, embora eu seja do mesmo partido do prefeito, não tenho nenhum cargo indicado, nunca recebi dinheiro para votar em ninguém e nenhum projeto. Nunca votei em nenhum projeto de lei sobre pressão. Tenho minha liberdade de pensamento e escolha?.
Tânia destacou inclusive que suas indicações não têm privilégio só porque é do partido do prefeito, ?muito pelo contrário tem uma porção delas que não foram atendidas e vou constantemente às secretarias pedir por elas?.
?Portanto, eu tenho minha consciência e a tranquilidade de dizer ao senhor Anselmo José Alpe, membro do conselho fiscal do Instituto de Previdência de Chapadão do Sul, que vem questionando esta Casa sobre as atas das sessões, que com a lei da transparência áudio, vídeos, documento escrito, fotos, vestígios, testemunhas, tudo é usado nos dias de hoje como provas de fatos. Portanto a Ata é um resumo dos acontecimentos, e com a lei da transparência os áudios e os vídeos não podem ser alterados. Eu questiono sim a maneira como ele vem dizendo com relação à questão das atas desta casa?.
Em seu pronunciamento, Francini comentou que está acompanhando de perto os trabalhos da Secretaria de Assistência Social e lembrou a preocupação com melhorias no auxílio funerário, inclusive com a elaboração de uma nova lei que deverá ser encaminhada para discussão na Câmara. Parabenizou o servidor Luiz Fernando Torres pelo empenho na elaboração da nova lei.
Falou sobre reunião que participou para o lançamento de um grande projeto de educação ambiental que será desenvolvido ao longo do ano letivo nas escolas; deixou registrado que recebeu informação da Secretaria de Administração que será feita licitação para a compra de mais instrumentos para a banda municipal e parabenizou a Secretária Lucimara Bittarello pelo trabalho e pela atenção que dá aos vereadores.
?Admiração pelo trabalho que executa, pela disponibilidade, pela honestidade, pelo trabalho sério que ela oferece na Secretaria de Administração?. A vereadora enalteceu também elogios de um morador aos serviços médicos que recebeu na cidade, comentou indicação para o transporte de moradores da Pedra Branca para Chapadão do Sul, entre outros temas.