Chapadão do Sul/MS

SUL-CHAPADENSE com sintoma de dengue hemorrágica está sendo assistida em Campo Grande. Médicos alertam para a auto-medicação

Cerca de 20 pessoas estão com suspeita de dengue em Chapadão do Sul neste momento. Uma delas está em Campo Grande após o agravamento do quadro clínico e o risco da etapa hemorrágica da doença. A fonte é da secretaria de Saúde que também alerta para os perigos da auto-medicação nestes casos. As pessoas com os sintomas acabam tomando analgésicos e antitérmicos, tornando os casos ainda mais graves. O correto é a procura de um médico que prescreverá o remédio correto, alertam os especialistas.

A dipirona e o paracetamol são os únicos medicamentos indicados para os pacientes com dengue. A dor no corpo, no entanto, faz com que muitas pessoas fiquem em dúvida se podem ou não tomar algum tipo de anti-inflamatório, como o diclofenaco de potássio, mas o uso é proibido.

Medicamentos com ácido acetilsalicílico também não devem ser utilizados, pois elevam os riscos de sangramento. A doença já aumento esta possibilidade. O medicamento e a dengue podem aumentar ainda mais o risco de agravamento da doença e levar paciente à morte.

Apesar de indicado, o paracetamol em excesso pode causar graves problemas no fígado. A recomendação é de que o medicamento seja ingerido de seis em seis horas e em baixas dosagens. Há muita dor no corpo, nas juntas, nas articulações e o paracetamol é um medicamento seguro. Porém, como ele tem um efeito analgésico, a pessoa acaba abusando na dosagem e usando com intervalos mais curtos, alertam os especialistas.

Em caso de qualquer sintoma da dengue, a primeira coisa a ser feita é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que o médico ou profissional da saúde possa avaliar o caso e preescrever o medicamento necessário conforme a dor e os sinais que a pessoa apresenta. Não foi informado o nome do paciente transferido de Chapadão do Sul para à Capital (Redação e G1º

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também