Na sessão ordinária desta segunda-feira, 1º, a primeira secretária do Legislativo Municipal, Sônia Maran pediu respeito ao Executivo e disse que não está brincando de ser vereadora. A parlamentar afirmou que ficou irritada ao ler ofício 0920201º com informações sobre as despesas de 40% do Fundeb. ?Pedi as despesas de janeiro, fevereiro, e março, com as notas fiscais. E estou irritada porque o executivo tem horas, que eu acho que eles pensam que nós, particularmente eu, estou brincando de ser vereadora e não estou…Sou vereadora, meu papel é fiscalizar?, ressaltou.
Sônia Maran criticou a forma como as respostas dos requerimentos foram enviadas …?Encaminha cópia de balancetes… Isso aqui são papeis cheios de números e tem que ser formado para ler, descobrir o que cada coisinha quer dizer. Será que é tão difícil o que eu pedi?…Se gastou 98 mil, será possível que não se consiga mandar pra cá as notas?. ?Eu vou fazer uma pergunta: Se eu não tenho nada pra esconder, qual o problema de mandar para essa humilde vereadora, que foi instituída pelo povo, os documentos. Ai depois querem acusar: A Sônia Maran só sabe bater, é uma chata, uma ?crica?.
Prossegue ? ?Meu CPF está em jogo. Se amanhã tiver qualquer coisa, que o Ministério Público ou até mesmo o Tribunal não concorde, vai sobrar pra todos nós.?, disse na Tribuna. A vereadora lembra que não pediu nada demais. ?Só pedi aquilo que tenho direito e vou continuar pedindo…Eu faço uma sugestão. Se tudo que nós pedirmos, vir dessa forma com esse ?mundaréu? de números, de zero, não podemos ficar aqui 8 horas por dia, sugiro a contratação do ex-secretário de finanças do município, que está acostumado com números. Já que o nosso CPF que está em jogo, vamos fazer isso já que está previsto no quadro funcional desta casa de leis…é muito números. Eu desafio qualquer um a tentar descobrir?, enfatiza.
A parlamentar faz o alerta: ?é dessa forma que o executivo quer a parceira dos vereadores desta casa, dificultando para mandar documentos. Escolhendo de quem vai atender as indicações. Nada contra os meus colegas vereadores que foram eleitos tidos da base aliada, que tem suas reivindicações atendidas. Eu fico feliz por eles. Os outros 6 vereadores não merecem respeito, não merecem ter suas indicações atendidas?.Escolhem-se dois, três e talvez um quarto para dar uma esmolinha. A gente costuma trabalhar com a população de que aqui dentro não tem oposição e situação…Eu já disse e volto a repetir. Não nos façam ser oposição?.
?Aqui tem 9 vereadores. Vou falar pelos 6 que seriam da oposição. Não temos sangue de barata nas veias, nós representamos pessoas da comunidade. E não é justo, que por causa de uma picuinha, nosso coração não tem picuinha, mas pode chegar uma hora que ele comece a ter…Eu custo muito barato. Eu só custo respeito?.
?Como vereadora não aceito e não admito que fiquem tentando jogar areia nos meus olhos?. A vereadora vai além. ?Eu gostaria que o Poder executivo tivesse um pouco mais de consideração. Estou falando em nome dos 6, mas posso falar somente em meu nome se meus colegas não concordarem?.
Maran lembra erro cometido pela Prefeitura. ?Na semana passada tivemos um desgaste desnecessário com o edital de licitação para limpeza da cidade. Agradeço ao executivo por reconhecer que o edital e a minuta do contrato estavam errados e ter feito outro edital, só que o outro edital também saiu errado e liguei para que fosse corrigido, e foi retificado…Algumas situações que vou tomar como minha bandeira e licitação é uma delas. Cuidados com Contas públicas é outra?.
?Pela primeira vez na história de Chapadão do Sul vocês viram vereadores reduzirem diárias… O mesmo respeito que eu tenho com o dinheiro público eu espero do executivo. Seu eu pedi A, eu quero resposta A, não B e C… e se for preciso eu vou analisar, letra por letra, número por número?, finalizou. (Assessoria – Câmara de Vereadores)