Chapadão do Sul/MS

Sessão histórica marcou trajetória dos novos vereadores Vejam o que disseram

A primeira sessão legislativa de 201º foi cercada de grande expectativa sobre a postura que os novos parlamentares iriam adotar diante do grande público que compareceu na Câmara de Chapadão do Sul na noite desta segunda-feira. Cada vereador deu uma pequena mostra do conteúdo parlamentar que colocará à disposição da sociedade e de seus eleitores. Pinçamos alguns trechos dos discursos lidos no Grande Expediente e que ? em nossa avaliação ? mereceram destaque. A primeira impressão é mesmo o fortalecimento do ?Espírito de Corpo? e quem buscar o individualismo estará sozinho neste início dos trabalhos. Já o prefeito Luiz Felipe Magalhães foi econômico nas palavras, mas ressaltou que os Poderes tem como propósito o ?bem comum?. Ele estava acompanhado pela vice, Lisa Scheid.

CONCILIADOR – Wagner Inácio (Teacher) ? Conciliador, ele aprendeu rapidamente o ?labirinto? existente entre a figura do candidato e do vereador no exercício do mandato. Destacou que falar o ?suficiente? ao invés dos discursos enfadonhos será uma de suas marcas. Foi econômico nas palavras, mas ao mesmo tempo catedrático no uso de frases de efeito bem encaixadas como trocar ?o EU pelo NóS?, numa alusão de ação corporativa na Casa.

OPOSIçãO INTELIGENTE ? Quem ainda tinha dúvidas do comportamento da vereadora Sônia Maran no parlamento teve a certeza de que Chapadão do Sul elegeu uma parlamentar que veio para marcar posição e conquistar seu espaço. A exemplo dos demais estava nervosa, o que não ofuscou sua conhecida objetividade. Confirmou que fará uma ?Oposição Inteligente? e votará nos projetos de interesse da sociedade. Professora e profunda conhecedora das demandas do funcionalismo ela já confirmou a indicação para a criação de um ?Plano de Saúde? à categoria.

Sônia Maran foi vítima de uma ?armação? arquitetada por pessoas com interesses escusos que financiaram duas testemunhas para mentirem à justiça sobre a venda de votos durante a campanha. A Justiça detectou a manobra para incriminá-la e determinou a abertura de inquérito para chegar até os mandantes do crime. Segundo fontes as investigações estão avançadas no sentido de identificar os mentores. Ela lembrou deste episódio na tribuna.

OMISSãO é IMPERDOáVEL – Rosimari da Cruz é uma parlamentar que também estréia no Legislativo e de quem a sociedade espera muito. Ingressou na câmara com idéias salutares como a de aproximar a Casa de Leis da população e marcar a posição das mulheres. Pessoa que não rejeita desafios, ela iniciou sua vida pública no comando da complexa pasta de Assistência Social, a mais eficiente da administração anterior. Lembrou dos efeitos danosos que a omissão pública causa na sociedade e salientou a importância do ?olhar feminino na política?

CONGRATULAçõES – único reeleito da legislatura anterior Abel Lemes não chegou a usar todo o conhecido repertório na primeira sessão. Preferiu encaminhar uma merecida Moção de Congratulação pelo trabalho da Justiça Eleitoral no pleito que elegeu o prefeito Luiz Felipe Magalhães. Também advertiu sobre a necessidade de Chapadão do sul sempre star acima das vaidades.

HISTóRIA POLíTICA ? Sem exageros Alírio José Bacca é a ?história viva? do mundo político de Chapadão do Sul. Vereador e primeiro presidente da Câmara em 1º88, reeleito em 1º920e duas vezes vice-prefeito. Mostrou conhecimento político e usou de retórica para dar seu recado.

COMPROMISSO ? O mais sintético ao usar a tribuna o médico Dr. Quaranta empenhou sua palavra e lembrou que um vereador tem o compromisso ético e moral de criar projetos de lei.

DIVERGêNCIA DE OPINIãO ? Elton Silva também preparou um discurso para destacar as ações que serão desenvolvidas no parlamento, além de projetar situações onde as opiniões ficarão divergentes. Ele também agradeceu ao PR pela oportunidade de disputar uma eleição e se eleger.

POPULAçãO é QUEM DECIDE ? O vereador Prainha também surpreendeu pela simplicidade com a qual usou a tribuna. Lembrou dos seus 680 votos para destacar que a população é quem decide sempre.

VEREADORES Já ESTãO A CAMPO ? Tânia Francini já entrou na sessão histórica de ontem para mostrar o que esteve fazendo nas últimas semanas pelos bairros de Chapadão do Sul. Reuniu-se com representantes do setor de esportes da atual administração, Associação dos Moradores do Espatódia, técnicos da UFMS, secretário de Obras e funcionários responsáveis pelos alimentos do Hospital Municipal. Encerrou seu espaço no Grande Expediente lembrando que estará estudando as cláusulas do contrato com a Sanesul

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também