A prefeitura municipal, por meio da secretaria de desenvolvimento econômico e meio ambiente a SEDEMA, a convite do SEBRAE Mato Grosso do Sul, o agente de desenvolvimento Junior Teixeira, representou Chapadão do Sul, no II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico, que ocorreu entre os dias 20 de outubro à 1ºde novembro de 201º, em Foz do Iguaçu no estado do Paraná, Brasil.
O fórum foi realizado pela primeira vez no Brasil, e recebeu o público recorde de 4.207 pessoas procedentes de 68 países de todas as regiões do mundo. Foi o maior evento internacional já promovido pela Itaipu. Na primeira edição, em Sevilha, na Espanha, a organização registrou a participação de pouco mais de 1º20mil pessoas.
Organizado pela Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART/PNUD), Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi), a segunda edição do fórum teve o apoio de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Associação Mundial de Regiões (ORU FOGAR).
O principal objetivo do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local foi facilitar o diálogo e o intercâmbio entre atores locais, nacionais e internacionais sobre a eficácia e impacto do desenvolvimento econômico local perante os grandes desafios da nossa época, a partir das práticas existentes. Mais especificamente, os objetivos do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local foram:
– Facilitar um diálogo político internacional sobre o Desenvolvimento Econômico Local, que inclua os atores públicos e privados.
– Promover a elaboração de políticas públicas sobre Desenvolvimento Econômico Local.
– Demonstrar a relevância do território e do Desenvolvimento Econômico Local para um desenvolvimento integral, incluindo os pilares econômicos sociais e do meio ambiente
– Apresentar a necessidade de contar com instrumentos de implementação de estratégias e planos de desenvolvimento econômico local, como as Agências de Desenvolvimento Econômico Local (ADELs) e as Agências de Desenvolvimento Regional.
O evento contou com a participação de representantes de governos municipais, estaduais e federais, organismos multilaterais universidades, instituições de cooperação internacional, assim como múltiplas redes, entidades sociais, empresariais e especialistas vinculados a dinâmicas territoriais de desenvolvimento econômico local. Ainda no ultimo dia de evento, os participantes tiveram a participação do ex presidente nacional Luiz Inácio Lula da Silva. (Assessoria de comunicação da Prefeitura)