Como não poderia deixar de ser prioridade na atuação da Politica de Assistência Social, no dia 20 de setembro a Secretária de Assistencia Social, Jeane Gleice Camargo Barros, participou do lançamento de manual específico para a intervenção dos técnicos de CRAS ? Centro de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, unidade de acolhimento, órgão gestor, poder judiciário e demais segmentos de Proteção e Defesa de crianças e adolescentes.
Após três anos de trabalho afinco, a equipe da SETAS ? Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social em conjunto com os técnicos da rede socioassistencial dos municipios de MS, elaboram o manual orientador para atores sociais do Sistema de Garantia de Direitos que atuam com crianças e adolescentes em cumprimento de medidas de proteção nas unidades de acolhimento.
O projeto teve como foco a construção metodológica de intervenção na familia de origem, extensa ou substituta, visando o fortalecimento ou resgate dos vínculos familiar e comunitário das crianças e adolescentes.
Lançada no evento a ?Linha de Cuidado? que nada mais é do que o fluxo assistencial seguro e garantido ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades vitais. Ela desenha o etinerário que o usuário faz dentro da rede, incluindo segmentos governamentais e não governamentais, seja direta ou indiretamente.
Haverá uma reunião na Secretaria de Assistência Social na próxima sexta-feira com os atores sociais do município com objetivo de estudar e discutir o manual para sua posterior aplicação. (Fonte Assessoria de Imprensa da Prefeitura)