Chapadão do Sul/MS

Saúde Bucal de Chapadão do Sul supera média estadual e nacional do índice CPO-D

O atendimento odontológico em Chapadão do Sul vem apresentando grande melhora nos últimos tempos, prova disso é o índice CPO-D, (Cariados, Perdidos, Obturados ? Dentes) em que o município vem se destacando com números que superam a média estadual e nacional. O índice mede a quantidade de procedimentos necessários por paciente, e tem a média nacional afixada em 3,0 procedimentos, e a média estadual em 205. Já em Chapadão do Sul os números são animadores, pois exibem o percentual de 1º8 procedimentos por paciente.

Segundo o Odontólogo Dr. Rodrigo Moraes Gamba, os números atestam que a saúde bucal da população está em boas condições, e manter-se um percentual melhor que as médias estadual e nacional é excelente.

O Atendimento Odontológico em números

Chapadão do Sul conta com uma equipe de 1º profissionais responsáveis por procedimentos odontológicos no município, sendo sete dentistas, e nove auxiliares ASB (Auxiliar de Saúde Bucal). Esta equipe é responsável por cerca de dois mil atendimentos mensais e aproximadamente quatro mil procedimentos. Tudo isso realizado nos ESF?s Flamboyant, SaúdeLar, Sibipiruna e Esperança, além do atendimento semanal nas três escolas municipais.

Dr. Rodrigo Moraes Gamba é o responsável pela coordenação de toda esta equipe e garante que os números aqui apresentados possam ser aumentados nos próximos meses, visto que no primeiro semestre alguns equipamentos dos ESF?s encontravam-se em manutenção, o que prejudicava os atendimentos.

Segundo Dr. Rodrigo, atualmente com todos os equipamentos em ótimas condições, o atendimento deve aumentar no município. Os ESF?s contam com atendimento odontológico nos dois períodos, alguns com agendamento outros com entrega de senhas por ordem de chegada, isso devido a organização de cada ESF. As três escolas municipais tem atendimento odontológico com carga horária de 20 horas semanas, para atendimento dos alunos.

Projetos de Melhoria

Estão em andamento diversos projetos que visam a ampliação e melhora no atendimento odontológico do município, um deles é a possível implantação de um atendimento noturno tanto na UBS (Unidade Básica de Saúde) quanto nos ESF?s.

Essa medida poderá ser tomada, tendo em vista o quadro preocupante em que uma parcela da população não tem acesso ao atendimento durante o dia, em função de trabalho ou outros motivos. Segundo Dr. Rodrigo, principalmente os homens, tem dificuldade para procurar tratamento durante o dia.

Outro projeto que está em análise pela administração, é a criação do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) que facilitará o acesso a procedimentos com alta complexidade que atualmente não são oferecidos pela rede pública em Chapadão do Sul.

A prefeitura vem trabalhando desde o começo do ano para melhorar o quadro da saúde do município e não mede esforços para desenvolver projetos que atendam a necessidade e ofereçam mais comodidade a população. (Assessoria da Prefeitura)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também