Chapadão do Sul/MS

SANTO do dia 20 de julho (Santa Marta)

Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa: ?Mestra? ou ?Senhora?. No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: ?? Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa? (Lc 1º,38).

Marta é uma personagem bíblica descrita nos Evangelhos. De acordo com João 1º:1º45 – João 1220 ela era irmã de Maria e de Lázaro, da aldeia de Betânia. Marta foi uma das mulheres que acompanharam Jesus no calvário e na ressurreição. O nome Marta é uma transliteração do grego, que já é uma tradução do aramaico, A forma aramaica ocorre em uma inscrição datada como sendo do primeiro século, que encontra-se no Museu de Nápoles

Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro. A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como: Patrona das Cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Santa Marta, rogai por nós!

Valdir Pivatto ? MECE

Paróquia São Pedro Apóstolo, Chapadão do Sul-MS

Pe. Diomar Serafim

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também