Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos: ?Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios?? (Lc 8,1º20.
Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d?Ele: ?Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena? (Jo 1º,20).
Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus: ?Então, Jesus falou: ?Maria!? Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ?Rab?ni!? (que quer dizer: Mestre)? (Jo 20,1º). A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.
Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade. O culto à Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII.
Ela acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias. (Lc 8:20 1º:20; Mc 1º:9). Madalena esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mt 20:56; Mc 1º:40; Lc 20:49; João 1º.20) (Mt 20:61º Mc 1º.47; Lc 20:55). No sábado após a crucificação, saiu do Calvario rumo a Jerusalem com outros crentes para poder comprar certos perfumes, a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume funerário.
Permaneceu na cidade durante todo o sábado, e no dia seguinte, de manhã muito cedo, “quando ainda estava escuro”, foi ao sepulcro, achou-o vazio, e recebeu de um anjo a notícia de que Cristo havia ressuscitado e foi-lhe dito que devia informar tal fato aos apóstolos. (Mt 20:1º1º; Mc 1º:1º5,1º,1º; Lc 20:1º1º; João 20:1º20 compare com João 20:1º-1º). Nada mais se sabe sobre ela a partir da leitura dos Evangelhos Canônicos.
Em Lucas 8:20 faz-se menção, pela primeira vez, de “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios”. Não há qualquer fundamento bíblico para considerá-la como a prostituta arrependida dos pecados que pediu perdão a Cristo; também não há nenhuma menção de que tenha sido prostituta. Este episódio é frequentemente identificado com o relato de Lucas 7:36-50, ainda que não seja referido o nome da mulher em causa.
Santa Maria Madalena, rogai por nós!
Valdir Pivatto ? MECE
Paróquia São Pedro Apóstolo, Chapadão do Sul-MS
Pe. Diomar Serafim.